Em uma nova iniciativa para expansão da infraestrutura de carregamento, a Neoenergia firmou um contrato com a WEG e utilizará exclusivamente as estações de recarga da fabricante brasileira para as suas soluções de mobilidade elétrica.

As estações de recarga para​ veículos elétricos são da linha WEMOB (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no país. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.

“Com a WEG, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o país. Essa é uma parceria estratégica, com uma empresa que atende todos os requisitos técnicos e tem vasta experiência e credibilidade no mercado”, afirma o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.

carregador WEG (2)

As soluções de mobilidade elétrica da Neoenergia são voltadas a clientes residenciais, comerciais e empresas que desejam eletrificar as suas frotas e estão presentes em oito estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal e, em breve, estará em âmbito nacional.

São oferecidas estações de recarga com potência de 7,4 kW e que podem ser alimentados em redes monofásicas ou bifásicas (127 ou 220V). Esse é o modelo ideal para residências ou condomínios.

Também estão disponíveis os carregadores com 22 kW de potência, que são pontos que possuem uma ou duas saídas, podendo recarregar dois veículos elétricos simultaneamente. Com alimentação trifásica de 220V ou 380V, é voltado para uso individual ou compartilhado em empresas ou comércios - os dois modelos operam com conector tipo 2, o mais comum no mercado.

carrgeador weg 2

O Ecossistema de soluções inclui, além das estações de recarga, plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade (tags RFID) e sistema para controle de demanda – WEMOB Smart Charging System – para os casos em que a potência consumida pela estação excede a demanda contratada no local de instalação.

"Nossa parceria com a Neoenergia busca fomentar e fortalecer projetos referentes a soluções para recarga de veículos elétricos e modelos de negócio relacionados a soluções sustentáveis de energia. Queremos não só avançar na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos", explica Manfred ​Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.