Qual será o futuro dos postos de combustíveis? Tudo indica que eles serão elétricos. É isso mesmo, os carregadores de veículos elétricos estão perto de serem mais lucrativos que as tradicionais bombas de combustível, pelo menos no caso da BP (British Petroleum), uma das maiores companhias de petróleo do mundo. 

De acordo com a matéria do site britânico Autocar, a BP acredita que essa transição aconteça até 2025. Ou seja, que até lá as estações rápidas de carregamento já estejam dando mais lucro que as bombas de gasolina/diesel dos postos. Isso vem na esteira de um grande investimento que a petrolífera fez na recente aquisição da empresa de energia Chargemaster, agora chamada BP Pulse.

Segundo um porta-voz da petrolífera, a principal razão está na alta demanda por pontos de carregamento para carros elétricos: "A demanda aumentou e estamos investindo na infraestrutura".

bp-pulse-carregador

Foi relatado que a BP pretende ampliar sua rede global de carregamento para veículos elétricos dos atuais 11.000 para 70.000 pontos até 2030. A empresa britânica já possui operações em países como Reino Unido, Alemanha, Holanda, China e recentemente chegou aos Estados Unidos. 

Além disso, a companhia se comprometeu a investir US$ 2,5 bilhões por ano na ampliação da sua infraestrutura global de carregamento até 2030, sendo a maior parte desse capital aplicado na rede de recarga rápida, aquela com potência acima de 50 kW. 

"Queremos criar a rede mais rápida e conveniente globalmente, colocando-as nos mesmos locais onde você pode reabastecer seu carro a combustão, para que você tenha o elemento de conveniência onde quer que esteja", disse o porta-voz.

"Além de um carregador rápido para carregar seu carro dentro de cinco a dez minutos, [os clientes também poderão] pegar uma bebida, usar nosso wi-fi ou [fazer] qualquer outra coisa."

Seguindo a mesma linha, outra petroleira, a Shell, também está investindo pesado na expansão de sua rede de carregamento, mas com uma meta ainda mais ambiciosa: atingir a marca de 500.000 pontos de recarga globalmente até 2025.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

Eletropostos no Brasil

No Brasil, a Shell pretende implementar uma rede de eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, para atender aos veículos elétricos ID.3 e ID.4 da Volkswagen, previstos para chegar ao país num futuro próximo. 

O plano é iniciar a implantação da rede de estações de carregamento pelo Estado de São Paulo, incluindo postos na capital e nas principais rodovias de acesso, com a intenção de se conectar a algumas das principais cidades do Brasil no futuro.

Fonte: Autocar