A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi triplica seu compromisso com o carro elétrico e se prepara para anunciar um novo plano chamado "Alliance to 2030". A notícia foi dada pela Reuters, que cita duas fontes intimamente ligadas aos fatos.

De acordo com a agência de notícias britânica, na quinta-feira, 27 de janeiro, as marcas apresentarão um programa que planeja trazer investimentos em eletrificação nos próximos cinco anos de 10 bilhões de euros para 30 bilhões, para lançar mais de 30 novos modelos até o final da década.

As 5 plataformas

Cerca de 90% dos carros de entrada serão baseados em 5 plataformas comuns:

  • CMF-EV (no qual estão baseados o Renault Megane EV e o Nissan Ariya)
  • uma plataforma para carros econômicos Dacia, Nissan e o parceiro chinês Dongfeng
  • uma plataforma para micro minis, os japoneses "Kei-cars"
  • uma plataforma para veículos comerciais leves
  • CMFB-EV (outra plataforma para carros elétricos "compactos")

Provavelmente a Renault deve desenvolver a última das 5 plataformas e usá-la no Renault 5. A data estimada para a conclusão é 2025. A Nissan, por sua vez, deve aproveitar a CMFB-EV para o Micra EV (versão europeia do March), esperado em 3 anos.

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Renault Megane E-Tech
Nissan Ariya (EUA)
Nissan Ariya (EUA)

Baterias

O grande plano, naturalmente, também inclui um esforço conjunto para o desenvolvimento de baterias, que visa reduzir os custos pela metade. Entre França, Reino Unido, China e Japão, espera-se que a aliança produza uma capacidade total de 220 GWh em 2030. Além disso, a Nissan deve disponibilizar as baterias de estado sólido que está desenvolvendo no momento.

Totalmente elétrico

O plano "Alliance to 2030" tem como objetivo mostrar "cooperação intensificada" e destacar uma "visão compartilhada sobre eletrificação e mobilidade conectada", nas palavras de uma das fontes. Até o momento, nenhum comentário oficial chegou das montadoras. Também não está claro se o negócio também inclui novos modelos híbridos plug-in.

De qualquer forma, o mega plano intensifica as estratégias individuais de eletrificação das marcas: a Renault pretende se tornar uma marca exclusivamente elétrica na Europa em 2030, com o lançamento de 10 veículos elétricos 'puros' até 2025; A Nissan mira nada menos que 15 modelos elétricos em 2030. Já poderiam ser 25 dos 30 carros prometidos.