A Porsche tem dois grandes objetivos com o Mission R Concept que foi revelado em setembro de 2021. Mas antes de tudo, este supercarro compacto totalmente elétrico é uma prévia da próxima geração do Porsche Cayman elétrico.

Embora duvidemos que o carro de produção contará com 1.073 cv de um trem de força integral de motor duplo como o conceito, ele poderia emprestar um monte de soluções técnicas e de estilo do Mission R.

Por outro lado, a Porsche diz que o Mission R sugere um possível futuro elétrico para seu programa de corrida, e como o Ollie Marriage da Top Gear descobriu enquanto dirigia em uma pista, não há nada com o que se preocupar com os carros de corrida da Porsche se tornarem totalmente elétricos; muito pelo contrário: há muito o que esperar.

Porsche Mission R Concept
Porsche Mission R Concept

O protótipo de carro de corrida elétrico também embala muitas inovações que ainda não chegaram aos carros de ruas da Porsche, de modo que se poderia pensar nisso como um teste a esse respeito.

Por exemplo, ao contrário da arquitetura elétrica de 800 volts do Taycan, o Mission R funciona em 900 volts - assim como o 919 Hybrid LMP1 de provas de resistência. A arquitetura de 900 volts não é por acaso porque tanto o Mission quanto o 919 Hybrid foram desenvolvidos pela Porsche Motorsport.

Curiosamente, a Porsche planeja que o Mission R ofereça o mesmo desempenho que um carro 911 GT3 Cup - não apenas os tempos de volta, mas também em resistência. Mais especificamente, o carro de corrida elétrico é projetado para correr por 30 a 40 minutos com uma tecnologia chave que é o sistema de frenagem regenerativa.

Ele pode regenerar energia a 800 kW, o que significa que pode recuperar energia para as baterias quase que de forma tão rápida quanto pode gastá-la. 

Por falar nas baterias, o kit não é montado no assoalho como na maioria das aplicações do tipo skate hoje em dia, porque isso teria arruinado a posição de dirigir e a aparência do carro. Em vez disso, a Porsche colocou a bateria torácica de 250 kg com uma capacidade de 80 kWh atrás dos assentos, provavelmente dando à Mission R uma distribuição de peso semelhante ao Cayman com motorização intermediária. 

O Mission R é um carro fascinante não apenas para os entusiastas da Porsche, mas também para aqueles que estão torcendo para que os veículos elétricos sejam bem sucedidos. Com a mesma relação entre potência e peso que um Bugatti Chiron, este pequeno carro elétrico é um verdadeiro carro de corrida e o som que ele faz quando acelera nas curvas também não é tão ruim assim.

Assista ao vídeo completo acima, vale muito a pena gastar 10 minutos do seu tempo.