A empresa britânica RAC tornou-se o primeiro grande serviço de socorro mecânico a usar um carro elétrico depois de iniciar um teste com o Renault Zoe Van. Embora as vans baseadas no hatchback não possam rebocar outro veículo – e a RAC diz que nenhum veículo elétrico ainda é capaz dessa tarefa – as vans compactas ainda carregam ferramentas para consertar "quatro de cinco avarias no local".

O furgão de teste, que é equipado com uma bateria de 55 kWh, será encarregado principalmente de atender às avarias mais comuns da RAC: problemas com a bateria e com os pneus. Juntas, essas duas questões representam quase metade dos chamados, então a RAC equipou o Zoe com até seis baterias de 12 volts de substituição, dois pneus e uma tomada de carrinho, bem como um testador de bateria, ferramenta de diagnóstico RACScan e uma seleção de outras ferramentas.

Renault Zoe - Van de patrulha RAC
Renault Zoe - Van de patrulha RAC
Renault Zoe - Van de patrulha RAC

Segundo a empresa, o Zoe Van é um dos poucos veículos elétricos capazes de transportar os equipamentos necessários sem comprometer sua autonomia de 390 km. A van deve ser empregada em uma variedade de ambientes – urbanos e rurais – para descobrir se é realmente adequado para a operação da RAC.

"Estamos muito entusiasmados em colocar nosso primeiro furgão de manutenção de emissão zero em serviço", disse o diretor de operações do grupo RAC, Paul Coulton.

"Estamos avaliando várias furgões elétricos há algum tempo, mas estamos frustrados com o fato de não haver um no mercado que possa fazer o que nossos veículos movidas a diesel podem fazer no momento em termos de transportar 500 peças e ferramentas e rebocar veículos quebrados, com uma autonomia que é até metade do que uma de nossas vans convencionais podem fazer com um tanque cheio."

"Esta primeira van de patrulha totalmente elétrica rac pode ser pequena, mas é facilmente capaz de atender com sucesso quase metade das avarias que somos chamados diariamente. Estamos confiantes de que isso provará o velho ditado de que coisas boas realmente vêm em pequenas embalagens."