A Toyota e a Lexus surpreenderam a todos em meados de dezembro de 2021, antecipando toda uma frota de veículos elétricos inéditos que chegará ao mercado até 2030.

O evento também foi a primeira aparição pública do primeiro de vários veículos elétricos da Lexus programados para estrear nos próximos anos. Estamos falando do RZ 450e, um SUV compacto que compartilha a plataforma de veículos elétricos e-TNGA com o Toyota bZ4X e Subaru Solterra.

Embora não houvesse muitas imagens divulgadas no evento, elas revelaram claramente que o RZ 450e parece um Lexus 'verdadeiro' e não simplesmente um Toyota redesenhado. Agora, a Lexus liberou mais algumas fotos do RZ 450e que mostram mais claramente o perfil do crossover elétrico e a parte traseira.

Lexus RZ 450e Lateral
Ângulo traseiro Lexus RZ 450e
Ângulo frontal Lexus RZ 450e

Vamos deixar as imagens falarem por si só, embora não seja exagero dizer que o Lexus RZ 450e parece mais atlético e elegante do que seus homólogos Toyota e Subaru. O tratamento preto na coluna C, juntamente com os faróis e lanternas elegantes ajudam a fazer o RZ 450e parecer mais refinado.

Nenhuma foto do interior foi revelada ainda, mas será interessante ver até que ponto a cabine do RZ 450e se assemelhará à do Toyota bZ4x.

De acordo com um comunicado do presidente da Lexus, Koji Sato, anexado ao relatório de vendas da marca para 2021, a Lexus revelará o RZ 450e nesta primavera do hemisfério norte. Temos certeza de que ele se refere à apresentação e não ao lançamento, já que o Toyota bZ4X 2023, por exemplo, chegará às concessionárias dos EUA em meados de 2022, com o Lexus ficando para depois. 

"Também vamos acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos a partir do modelo exclusivo 'RZ' na primavera, lançaremos uma série de novos modelos que acompanharão o estilo de vida de uma variedade de clientes. Por favor, olhe para a frente para o futuro da Lexus."

Neste momento, não há informações sobre o trem de força do Lexus RZ 450e, mas não ficaríamos surpresos se ele compartilhasse a configuração de motor duplo de 160 kW (215 cv) e a bateria de 72,8 kWh com o Toyota bZ4X 2023.