A startup norueguesa de carros elétricos Fresco apareceu pela primeira vez em 2019, quando a empresa mostrou o design do sedã Reverie e logo depois saiu de cena. No entanto, a marca voltou aos holofotes, apresentando um novo carro elétrico que tem como destaque a autonomia de 1.000 km. 

O modelo batizado Fresco XL é um crossover de oito lugares, no qual a bateria tornou-se parte da estrutura de energia. E embora o carro tenha sido mostrado apenas em renderizações, a Fresco já está aceitando pré-encomendas para o XL, mediante um depósito inicial de 1.000 euros (R$ 6.100) - o preço total do veículo elétrico é de 100.000 euros (R$ 610.000). 

Fresco XL
Fresco XL
Fresco XL

Segundo o próprio fabricante, o Fresco XL terá uma autonomia de 1.000 km com uma carga. No entanto, nenhuma especificação sobre o futuro modelo foi revelada, além do fato de que ele terá dois motores elétricos, um em cada eixo, e capacidade de fornecer energia à rede. A empresa norueguesa pretende adaptá-lo para lidar melhor com as condições climáticas mais duras da Noruega.

O design é indefinível, mas pode ser descrito como uma mistura de minivan com crossover e um algo a mais em linhas fluídas e bem definidas, tudo em nome da aerodinâmica.  

Quando a Fresco Motors foi apresentada ao público em 2019, como uma espécie de 'Tesla da Noruega', com o seu primeiro modelo, o Fresco Reverie, o CEO, Espen Kvalvik explicou que a origem do nome da empresa foi um tributo ao engenheiro americano Jacque Fresco.

"Além disso, também levamos em consideração o significado da palavra afresco (curiosamente em espanhol) no sentido de algo novo, fantástico ou sonhador."

Depois disso, não se falou mais na novidade, houve alguns milhares de pedidos antecipados e o projeto previsto para chegar ao mercado em 2021 foi abandonado. Mas agora a proposta mudou, com a empresa mostrando um carro realmente novo e sem qualquer semelhança com modelos de outras marcas de veículos elétricos. 

De qualquer forma, é muito provável que o interior do protótipo ainda não tenha sido projetado, já que a empresa está em uma primeira tentativa de atrair futuros clientes e com eles investidores. Vemos que a Fresco Motors ainda tem um longo caminho a percorrer para que o XL se torne realidade.