Don't Look Up (Não Olhe Para Cima) ainda é um dos assuntos mais falados depois de ganhar o top 10 na Netflix em vários países. Na disputa pelo Oscar de Melhor Filme de 2022 aposta em elementos de caricatura um tanto grotescos e efetivamente traz para a tela uma crítica feroz de nossos tempos e, em particular, da maneira atual de fazer política e veicular informação.

A trama é conhecida: tudo gira em torno de um cometa que chega à Terra ameaçando a humanidade de extinção. Por um lado, há o mundo científico, que realiza cálculos complicados para interceptar e destruir a ameaça que está caindo do céu. Do outro está Peter Isherwell, um bilionário enigmático, para dizer o mínimo. Bem, pela mesma admissão de Mark Rylance, um ator que interpreta Isherwell, a inspiração para o personagem veio da observação de Elon Musk.

SpaceX, sr. Tesla para conquistar o infinito

Tenha ideias claras

Rylance sabia que teria que abraçar a sugestão de ser um CEO de algum gigante tecnológico moderno. Ele pensou em Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos, mas então ele encontrou no número um da Tesla e Space X o que estava procurando.

Musk, explicou o ator, tem uma enorme consciência do que está fazendo. Pessoas como ele estão tão focadas em como obter os resultados que eles não se perguntam se estão fazendo o bem ou mal. Eles não acreditam que são pessoas ruins e isso arriscaria transformá-los em questões potencialmente perigosas.

Tecnologia à frente de tudo

"Eu olhei para todos esses personagens", disse Rylance em uma entrevista recente ao The Hollywood Reporter, "e li cerca de metade do livro de Elon Musk. Eu entendi perfeitamente sua mentalidade e sua ideia de tecnologia, que é vista como algo maior do que o próprio Universo. Na tecnologia, eles vêem uma força que é capaz de vencer qualquer coisa que vem da natureza."

"Pessoas como Elon Musk perseguem grandes ideais. É por isso que meu personagem, na cena em que ele é apontado como um simples homem de negócios, fica muito irritado. Elon Musk não quer ganhar dinheiro: ele quer salvar o mundo. Eu não estou dizendo que isso é perigoso, eu estou dizendo que poderia ser."

Claro, em uma inspeção mais minuciosa também há grandes, enormes diferenças. Com a SpaceX, por exemplo, Elon Musk prossegue com muita cautela, tanto que convenceu a NASA da bondade de sua tecnologia ao som do progresso e do sucesso. E então, no filme, o bilionário Isherwell exerce fortes influências na política e no presidente dos Estados Unidos. Enquanto isso, entre Elon Musk e Joe Biden sabemos nem tudo são flores.