Carro elétrico de luxo da Great Wall tem inspiração no Panamera
O Ora Lightning Cat evidentemente não esconde a inspiração na Porsche e estreia em versões de 204 ou 400 cv de potência
A China, no passado mais do que hoje, devemos admitir, ficou famosa pela tendência de colocar no mercado os famosos 'clones', carros claramente inspirados nos modelos ocidentais.
Se essas "cópias" reais são, felizmente, cada vez menos frequentes, ainda não faltam casos em que a fonte de inspiração fique bastante evidente. Como no caso deste Ora Lightning Cat, um sedã cupê elétrico com formas afiladas que lembra muito um Porsche Panamera, também se baseando em outros feitos em características estilísticas da marca premium alemã.
Um pouco do 911 também
O Ministério da Indústria da República Popular da China divulgou de fato as primeiras imagens do modelo de produção do novo carro, dando autorizações para iniciar a comercialização. O carro tem uma frente com faróis redondos vagamente reminiscentes do 911, que agora se tornou uma marca registrada real para a marca Ora, de propriedade da Great Wall.
As dimensões, no entanto, são por assim dizer "quase de Panamera": 4,87 metros de comprimento, 1,86 de largura e 1,5 de altura, com distância entre-eixos de 2,87 metros. O Lightning Cat também reproduz a característica traseira em forma de gota, mas em vez das lanternas mais estreitas do mais recente sedã a combustão Porsche, o Ora ostenta luzes mais arredondadas, que avançam pelas laterais.
Estreia em março
O Ora Lightning Cat estará à venda a partir do segundo trimestre de 2022. Inicialmente ele chegará na variante com um único motor elétrico, o que deve garantir uma potência de cerca de 204 cv, mas mais tarde a versão bimotor de cerca de 400 cv também estará disponível. Preço inicial: 200.000 yuan, o equivalente a R$ 163.000 em uma conversão direta.
- Lightning Cat RWD: 204 cv
- Lightning Cat AWD: 400 cv
O caso do Fusca elétrico
A submarca Ora, introduzida pela Great Wall para a produção de carros elétricos com proposta mais premium, já se deparou com uma operação semelhante de "clone" com o Punk Cat, uma reencarnação do Volkswagen Fusca que enfureceu a alta direção da empresa alemã, tanto que no último minuto os técnicos da marca chinesa foram forçados a mudar sua aparência.
A Great Wall também deu origem a outra marca premium, que está um degrau acima da Ora. Chama-se Saloon e terá como primeiro carro o Mecha Dragon elétrico, outro exemplo de sedã esportivo com 551 cv e 76,4 kgfm de torque que arranca de 0 a 100 em 3,7 segundos. Suas linhas mais angulares, no entanto, são discutíveis e parecem não se inspirar em nenhum modelo conhecido até agora.
Fonte: Autohome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM segue padrão do Brasil e muda nome Ora Funky Cat para Ora 03 na Europa
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
GWM sinaliza investimento em motor híbrido flex para o Brasil
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Great Wall emplaca dois modelos entre os mais seguros pelo Euro NCAP
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Great Wall desembarca na Europa com SUV híbrido para peitar BMW