A Dacia decidiu que não valia a pena desenvolver seu próprio veículo elétrico, optando por um acordo com a matriz Renault para vender uma versão do Renault City K-ZE. E apesar de suas raízes no mercado chinês e indiano, o Dacia Spring, que virá ao Brasil como Renault Kwid elétrico, está se mostrando surpreendentemente popular na Europa, onde é o carro elétrico mais barato.
Na semana passada, durante a conferência de resultados financeiros da Renault, o CEO da empresa Luca de Meo confirmou que um novo Dacia Spring está em desenvolvimento e estreará em 2024. Não será relacionado aos modelos Renault 4 e Renault 5 (construídos sobre a plataforma CMF-B), mas ao menos será um modelo com projeto próprio (construído sobre a CMF-A), e não mais uma simples versão de um carro feito na China.
A carroceria provavelmente permanecerá do mesmo tamanho para sua próxima geração, embora provavelmente cresça em largura - o modelo atual é do tamanho de um kei-car, especialmente quando se trata de espaço interno para os ombros. Mesmo na tabela de lançamentos de carros elétricos que a Renault que mostrou durante a conferência, o modelo parece visivelmente mais curto que a Renault 5, mas é feita para parecer um pouco mais alto.
E com base no mesmo gráfico, parece que 2024 será um ano importante para os veículos elétricos da Renault. A montadora francesa lançará quatro VEs com o emblema Renault e um com um sob a marca Alpine. Então, um ano depois, irá revelar seu sedã elétrico esportivo Alpine, provavelmente sua resposta a algo como um Tesla Model 3.
Apesar de sua proposta simples e trivial, o Dacia Spring é um veículo elétrico adequado que com os incentivos dados na maioria dos países europeus, pode ser comprado por um preço final de menos de 10.000 euros, e isso o tornou muito atraente para os compradores - somente na Romênia, o primeiro lote de 4.000 unidades esgotou no primeiro dia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Renault Kwid E-Tech tem oferta com preço equivalente a R$ 60 mil
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Teste Dacia Spring 2025: irmão do Kwid E-Tech evolui, mas ainda há ressalvas
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring terá versão hatchback - veja projeção
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Dacia Spring 2024: irmão do Kwid E-Tech muda visual e fica mais equipado