Ainda que esteja dando os primeiros passos no Brasil, a transição para a mobilidade elétrica já é um tema bastante difundido no país. Prova disso é a pesquisa encomendada pelo Itaú Unibanco revelando que quase 2 em cada 3 brasileiros pretendem comprar um carro elétrico no futuro.
O resultado do levantamento foi divulgado na semana passada, uma pesquisa feita com mais de 100.000 clientes em janeiro revelando que 62% deles mostraram interesse em comprar um veículo eletrificado - a margem de erro é de 5 pontos percentuais.
A pesquisa também destaca os dados de vendas de carros eletrificados no Brasil em janeiro. Segundo os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram 2.558 emplacamentos de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no país nos primeiros 30 dias do ano, um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021.
Outro ponto mencionado é que mesmo com o preço mais elevado, a partir de R$ 160 mil, o carro elétrico continua ganhando espaço no mercado e deve acentuar sua curva de crescimento nos próximos anos, com o lançamento de novos modelos e ampliação da infraestrutura de carregamento.
Os veículos totalmente elétricos registraram vendas de 368 unidades em janeiro e os híbridos 2.190 ante emplacamentos de 140 e 1.181 unidades no mesmo mês em 2021. Já as vendas dos veículos flex recuaram de 138,3 mil para 94,9 mil - a participação dos carros elétricos e híbridos no total das vendas de novos em janeiro foi de 2,2% ante 1,8% no total de 2021 e 1% em 2020, segundo os dados da Anfavea.
Outras pesquisas vêm mostrando esse aumento de interesse nos carros elétricos, tanto na Europa, quanto por aqui. O preço mais alto do veículo elétrico e a infraestrutura de carregamento insuficiente na maior parte do país ainda são os principais impeditivos.
No entanto, há investimentos colossais das grandes montadoras no desenvolvimento de baterias mais eficientes e baratas, bem como processos de produção eficientes e de custo mais baixo. Tudo isso ajudará a reduzir o custo do carro elétrico e aproximá-lo dos modelos a combustão nos próximos anos.
Fonte: Reuters/CNN
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv