O lítio é um componente fundamental para as baterias dos carros elétricos e muitas empresas e entidades têm se preocupado cada vez mais com processos de extração sustentáveis. Com este objetivo, o BMW Group anunciou recentemente ter aderido ao projeto intersetorial chamado “Responsible Lithium Partnership”.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo alcançar um entendimento compartilhado da gestão responsável dos recursos naturais juntamente com os grupos de interesse locais e também desenvolver uma visão para o futuro do Salar de Atacama do Chile.

Lítio para baterias, onde está e como extrair

A iniciativa “Responsible Lithium Partnership” teve início em 2021 com o apoio da BASF, Mercedes-Benz Group AG, Daimler Truck AG, Fairphone e o Grupo Volkswagen com um plano de trabalho previsto para 3 anos. Na verdade, o projeto é voltado para a gestão sustentável e não promove em si o abastecimento de lítio ou a compra ou venda de matérias-primas minerais.

O BMW Group é o sexto membro a aderir à iniciativa e tem apoiado o projeto compartilhando descobertas científicas sobre os impactos da mineração de lítio nos recursos hídricos no Salar de Atacama do Chile.

No final de 2020, a BMW já havia encomendado junto com a BASF um estudo da Universidade do Alasca Anchorage e da Universidade de Massachusetts Amherst sobre os efeitos da mineração de lítio nos sistemas hídricos locais na América Latina.

O objetivo do estudo é obter um melhor entendimento científico das interdependências entre as camadas de água doce e as de lítio, avaliar várias tecnologias e adquirir a experiência para avaliar a mineração sustentável de lítio. O estudo fornece uma base científica para futuras decisões sobre a extração do mineral.

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) está coordenando o projeto “Responsible Lithium Partnership”, com o objetivo de desenvolver uma visão conjunta para o futuro das áreas de captação de água do Salar de Atacama.

Representantes da mineração de lítio e cobre, agricultura, turismo, comunidades indígenas e governo são convidados para uma plataforma local de múltiplas partes interessadas, onde desenvolverão medidas em conjunto. Um outro objetivo é desenvolver um plano de ação conjunto para melhorar a gestão a longo prazo dos recursos naturais e dar os primeiros passos.

Fonte: BMW