A empresa israelense StoreDot confirmou que em breve colocará no mercado uma bateria de carregamento "mais do que ultrarrápido", que em apenas 5 minutos será capaz de adicionar cerca de 160 km de autonomia. De acordo com o comunicado, a produção em escala industrial dessas células mais eficientes terá início em 2024.
Mas esse tipo de bateria será apenas o primeiro de uma série de acumuladores que a empresa está trabalhando e que serão caracterizados por um desempenho ainda maior, ou seja, tempos de recarga ainda mais curtos.
"Graças às nossas células XFC (Extreme Fast Charging) com uma alta porcentagem de silício poderemos colocar no mercado em 2024 as baterias 100in5 (sigla que indica 160 milhas – ou 160 km – em 5 minutos). Mas essa família de acumuladores contará com três produtos que serão lançados entre agora e 2032. Em 2028 será a vez das células 100in3 e em 2032 será a vez das células 100in2".
A StoreDot, que também funciona com uma tecnologia de bateria específica capaz de auto-reparação, diz que suas células XFC estarão disponíveis nos formatos pack ou bolsa e também cilíndrico, que deve ser inspirada na famosa Tesla 4680. A empresa israelense já havia divulgado no final de 2021 ter produzido uma célula cilíndrica desse tipo.
"As células 100in5 já foram testadas no mundo real por várias montadoras", disse StoreDot, que não divulgou os nomes dos fabricantes com quem está iniciando testes de campo.
Doron Myersdorf, CEO da empresa, disse: "É absolutamente crucial fornecer aos fabricantes automotivos um roteiro claro, realista e sem exageros na introdução de nossas tecnologias de bateria de carregamento rápido. Após o desenvolvimento intensivo de nossas fórmulas químicas predominantemente de silício, estaremos prontos para a produção em série até 2024, oferecendo um produto revolucionário que superará o principal obstáculo para a adoção generalizada de veículos elétricos: tempos de carregamento e ansiedade de alcance."
Fonte: StoreDot
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil