O novo Renault Megane E-Tech elétrico recebeu hoje a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. Enquanto começa a ser vendido na Europa e se prepara para vir ao Brasil, onde já está confirmado, o novo carro elétrico da Renault se destaca nesse importante quesito, se equiparando a outros rivais como o VW ID.3, por exemplo.
A nota máxima nos testes de impacto e avaliação do equipamento de segurança veio após uma classificação de 85% para proteção de ocupantes adultos, 88% em proteção à ocupação infantil, 65% para pedestres e 79% para tecnologias de assistência ao motorista.
Contribuíram para as altas pontuações em segurança do Megane E-Tech sua estrutura extremamente rígida, 7 airbags e um total de 26 Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) que se dividem em três categorias: condução, estacionamento e segurança.
O pacote tem como destaque o Active Driver Assist, que reúne controle de cruzeiro adaptativo com 'stop & go', assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência que funciona em marcha a ré. Também há limitador de velocidade inteligente, saída segura do ocupante, que avisa se um veículo, moto ou ciclista se aproxima ao abrir a porta do carro e por fim um código QR afixado no para-brisas, que em caso de acidente pode ser rapidamente escaneado pelas equipes de resgate para revelar a localização da bateria do carro e airbags, o que agiliza o processo de resgate.
O Renault Megane elétrico está com o lançamento confirmado para o Brasil, com detalhes sobre versões e preços a serem revelados mais adiante. Na Europa o modelo é vendido com duas opções de trem de força e baterias:
Em ambas as opções de trem de força, o Mégane E-Tech pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e tem autonomia de 300 km (WLTP) na versão de 30 kWh e até 470 km no modelo com 60 kWh.
O ótimo resultado do Megane E-Tech no EuroNCAP é um alívio para a Renault e contrasta com a baixa pontuação do Renault Zoe nos testes realizados no ano passado com uma classificação de 43% adultos, 52% crianças, 41% pedestres e 14% ADAS.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Garagem EV: Renault Megane E-Tech elétrico chega para teste de longa duração
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Teste Renault Megane E-Tech: o carro elétrico certo com o preço errado
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Impressões ao dirigir o Novo Megane E-Tech: o futuro da Renault chegou
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Megane E-Tech: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 279.900