Nas primeiras horas da quinta-feira (3) nos EUA, relatos nas redes sociais sugeriram que a Tesla recebeu oficialmente aprovação final para começar a produzir veículos em sua nova fábrica na região de Berlim, Alemanha. No entanto, não é exatamente o caso.

O investidor da Tesla, Gary Black, compartilhou uma captura de tela de um artigo que teria sido publicado pela Bloomberg com base em uma matéria anterior da publicação alemã Handelsblatt:

 

Curiosamente, a história meio que se contradiz. Embora diga que Tesla "recebe a aprovação final das autoridades alemãs", continua dizendo que mais condições devem ser atendidas para que a produção comece. Tenha em mente que – como muitas vezes é o caso – os detalhes vieram de uma fonte anônima. Black diz que a aprovação é para a construção da fábrica em si, não para a produção de veículos elétricos.

Avance algumas horas, e soubemos que uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira, 4 de março de 2022. Supostamente pode se referir à aprovação ambiental final da fábrica alemã.

Galeria: Tesla Gigafactory 4 - Berlim

A Teslarati diz que o ministro-presidente de Brandenburg, Dietmar Woidke, discutirá a situação de aprovação na conferência, e a imprensa já foi convidada. A publicação confirmou o evento entrando em contato com o gabinete do ministro do Meio Ambiente de Brandemburgo, Axel Vogel. No entanto, não foram fornecidos detalhes adicionais.

Independentemente disso, a publicação confirma que, de acordo com Handelsblatt, levará mais algumas semanas até que a Tesla possa começar a produzir carros de clientes na nova fábrica alemã.

A Tesla tem enfrentado uma série de contratempos relacionados com a abertura da Giga Berlim por muitos meses. Não surpreende que a aprovação oficial tenha sido concedida, embora com outra contrapartida.

A Tesla foi alertada de que tem que produzir algum tipo de evidência relacionada ao cumprimento de requisitos adicionais, embora não haja detalhes. Esta é uma história em desenvolvimento. Claramente, devemos saber muito mais amanhã graças à conferência de imprensa.