Nesta semana, a Arábia Saudita anunciou a construção da primeira fábrica de veículos elétricos no país. Trata-se da unidade que será erguida pela norte-americana Lucid Motors para montar o seu sedã elétrico Lucid Air

O anúncio acontece dentro de um cenário de aceleração da transição energética na segunda maior economia do Oriente Médio. Dentro de um plano estratégico de desenvolvimento e diversificação energética, o governo da Arábia estipulou a meta de que 30% da frota circulante de automóveis na capital, Riad, sejam de carros elétricos até 2030.

Recentemente, a Lucid Motors assinou um acordo com o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita e com o Fundo de Desenvolvimento Industrial da Arábia Saudita para a construção da fábrica. O CEO do Lucid Group, Peter Rawlinson, falou sobre a instalação da fábrica e a demanda no país por automóveis e SUVs de luxo:

“Estamos entusiasmados em apresentar os veículos elétricos mais avançados do mundo”, disse.

O plano de transição energética do governo também abrange a criação de uma infraestrutura para veículos elétricos, o que inclui pontos de carregamento e locais destinados à manutenção. 

Vale lembrar que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita tem participação majoritária na Lucid Motors e a discussão sobre a instalação de uma fábrica de carros elétricos no país já existe há algum tempo. A concretização da unidade ajudará o FIP a atingir sua meta de ter 60% dos seus investimentos em projetos sauditas até o final de 2025.

Galeria: Lucid Air

No dia 28 de fevereiro, o Lucid Group divulgou o seu relatório de resultados do 4º trimestre de 2021 revelando que  empresa já produziu mais de 400 unidades do Lucid Air e realizou entregas para cerca de 300 deles. Segundo informações oficiais, a marca encomendou cerca de 25 mil carros elétricos, o que pode proporcionar "vendas potenciais de mais de US$ 2,4 bilhões".

Localizado na recém-construída Cidade Econômica rei Abdullah (também conhecida como Madina al-Malik Abdullah al-Ictisadiya), o novo empreendimento será capaz de produzir até 150.000 carros por ano. 

Fonte: Anba