Conforme esperado, a Volkswagen confirmou que terá mais uma fábrica exclusiva para a produção de carros elétricos. No último fim de semana a marca alemã anunciou um investimento equivalente a US$ 2,2 bilhões para construir uma nova unidade em Wolfsburg, na Alemanha. 

A fábrica dedicada a veículos elétricos tem como meta produzir 250.000 unidades por ano e estará localizada perto da sede atual da empresa. Estava em discussão a possibilidade de fazer uma conversão na atual sede de Wolfsburg, transformando-a em uma unidade dedicada a mobilidade elétrica, mas concluíram que seria mais fácil construir uma nova fábrica do zero em vez de reequipar uma unidade já existente.

Volkswagen - Project Trinity

Esse anúncio já era esperado, dado o aumento na demanda por veículos elétricos na Europa nos próximos anos. O que acontece com a Volkswagen é o que temos visto recentemente com outras grandes montadoras: a revisão nos investimentos para cima e metas mais ambiciosas em termos de modelos e quantidade de VEs produzidos. Coincidentemente, o anúncio surgiu quase que simultaneamente a autorização para o funcionamento da giga-fábrica da Tesla em Berlim. 

Além deste anúncio, o conselho de administração da Volkswagen deu sinal verde para a empresa seguir adiante com o projeto Trinity, que representará uma revolução na transição energética da empresa, com um sedã elétrico de vanguarda no centro dos planos.

VW ID. Vizzion
Conceito ID. Vizzion emprestará elementos para o futuro Trinity

Com lançamento previsto para 2026, o sedã elétrico Trinity terá porte equivalente ao do atual Passat, condução autônoma nível 4 e autonomia de 700 km. O preço inicial é estimado em cerca de US$ 38.000 (R$ 192.000). 

Outro destaque é que a Volkswagen pretende implantar um processo de produção de apenas 10 horas para cada Trinity. Trata-se do primeiro carro elétrico baseado na "super plataforma" elétrica SSP do Grupo VW - uma base que também poderá ser usada pela Audi, Porsche, Skoda e SEAT.

Já a fábrica atual de Wolfsburg está em operação desde 1938 e produz atualmente cerca de 800.000 veículos por ano e deve continuar a produzir os carros com motores a combustão da Volkswagen por alguns anos ainda.