Parece que a GM está procurando seguir o exemplo da Ford e oferecer capacidade de carregamento bidirecional para seus veículos elétricos nos Estados Unidos.
A GM anunciou uma parceria com a Pacific Gas and Electric Company da Califórnia para este último conduzir o uso de seus veículos elétricos como fontes de energia sob demanda para residências na área de serviço da PG&E. As duas empresas testarão veículos com tecnologia de carregamento bidirecional que possam ajudar a alimentar com segurança as necessidades essenciais de uma casa devidamente equipada em caso de emergências ou para estabilizar a rede.
A PG&E e a GM planejam testar o primeiro protótipo de VE com o carregador residencial até meados de 2022, com o protótipo usando um hardware bidirecional acoplado a protocolos de comunicação definidos por software. Isto permitirá que a energia flua de um VE carregado para a casa de um cliente, sendo gerida automaticamente entre o VE, a residência e o fornecimento elétrico da PG&E.
Vários veículos elétricos da GM participarão do projeto, embora a montadora não tenha informado quais modelos. Após testes de laboratório, a PG&E e a GM planejam testar a interconexão entre veículos e casas, permitindo que um pequeno grupo de casas de clientes receba energia de veículos elétricos quando a rede elétrica suspender o fornecimento.
O objetivo desta demonstração de campo é desenvolver uma experiência veículo-residência amigável para esta nova tecnologia. Ambas as equipes estão atualmente trabalhando para escalonar o projeto com o objetivo de iniciar testes mais amplos até o final de 2022.
Até o final de 2025, a GM terá mais de 1 milhão de unidades de veículos elétricos na América do Norte, de acordo com as projeções da empresa. A GM diz que isso será possível graças à plataforma Ultium, com a arquitetura e o sistema de propulsão combinados para veículos elétricos que permite a produção em escala para diversos segmentos e faixas de preço.
Por enquanto, a GM não diz com qual empresa está trabalhando para instalar o hardware bidirecional, mas Rick Spina, vice-presidente de infraestrutura EV da GM, disse durante um briefing de imprensa que a montadora quer que todos os seus veículos elétricos ofereçam capacidade de carregamento bidirecional no futuro.
Fonte: General Motors
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