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Tesla suspende produção de carros na China por conta da Covid

Suspensão de pelo menos dois dias na fábrica de Xangai, na China, o que representa a 'perda' de 2.000 carros elétricos diariamente

Tesla Giga Xangai

Com a pandemia de Covid ameaçando se espalhar novamente na China, a Tesla suspendeu a produção de carros elétricos na giga-fábrica de Xangai por pelo menos dois dias nesta semana. A notícia foi dada pela agência Reuters, que interceptou um aviso enviado pela montadora a funcionários e fornecedores.

A decisão vem logo depois  que as autoridades locais pediram à população para ficar em casa por pelo menos 48 horas. Mas as restrições podem durar até 14 dias: o tempo necessário para rastrear contatos e prosseguir com a testagem. Portanto, não é certo que Tesla retome rapidamente suas atividades.

Tesla Model Y - carregamento

Até o momento, a empresa norte-americana não emitiu declarações para comentar a interrupção, nem se sabe como fará para recuperar a produção perdida. Entre as hipóteses, estaria a de alojar trabalhadores na própria fábrica. Vale lembrar que a Gigafactory chinesa é a maior unidade da Tesla e que de lá saem todos os dias cerca de 2.000 carros elétricos entre o Model 3 e o Model Y.

Um número que pode ser facilmente calculado a partir dos dados de fevereiro da Associação chinesa de Automóveis de Passageiros, que relatou 56.515 veículos entregues, dos quais 33.315 destinados às exportações. Se o tempo de inatividade para a produção se prolongar, será um duro golpe para a Tesla.

Galeria: Tesla Gigafactory 3

Quais são as consequências?

Especificamos que a comunicação da Assembleia não indica expressamente o motivo do bloqueio, mas é claro que tudo depende de Covid. A China está de fato experimentando o maior ressurgimento de infecções desde o início da pandemia e está forçando o fechamento de muitas fábricas para prosseguir com o rastreamento de contato.

E isso afeta não só a Tesla, mas toda a indústria, porque está colocando nova pressão sobre as cadeias de suprimentos. Nesse ritmo, Elon Musk e seus associados talvez sejam forçados a revisar para baixo a meta de produção estipulada em 1,5 milhão de carros em um ano.

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