A Volvo fez uma parceria com a Starbucks para criar uma rede de carregamento nos pontos de vendas norte-americanos da popular cadeia global de café em um projeto que por enquanto abrange apenas os Estados Unidos.
Esta primeira fase prevê a instalação de 60 pontos de carregamento em 15 locais na rodovia entre Denver e Seattle, a cidade onde a Starbucks tem sua sede. A instalação dos 60 eletropostos deve ser concluído até o final de 2022.
As duas cidades estão a mais de 2.000 km de distância, mas graças à Volvo, os motoristas que dirigem um carro elétrico na estrada que as conecta encontrarão um ponto de carregamento a cada 150 km. A mensagem da iniciativa é tornar o carregamento tão fácil quanto beber um café.
As estações de recarga usadas serão fornecidas pela ChargePoint e terão capacidade de recarga rápida. Desta forma, diz a empresa escandinava, um Volvo C40 Recharge será capaz de mudar o status da bateria de 20% para 90% em cerca de 40 minutos.
Enquanto isso, os motoristas poderão entrar no Starbucks para matar o tempo de espera tomando um café ou outro tipo de bebida. Outro detalhe importante é que esta rede de carregamento Volvo estará acessível a donos de carros elétricos de qualquer marca.
Os motoristas de um modelo da empresa escandinava poderão usar diretamente a função de pesquisa do Google de seu sistema de informação e entretenimento, enquanto que os demais poderão aproveitar o aplicativo ChargePoint. A única diferença: os proprietários da Volvo terão acesso às estações de carregamento gratuitamente ou com desconto.
No Brasil, a Volvo já possui uma parceria com o Waze para a localização dos eletropostos da marca espalhados pelo país. Além disso, a marca sueca, que lançou recentemente o Volvo C40 Recharge por aqui, também anunciou um grande investimento para ampliar sua rede de carregamento em rodovias ligando as principais cidades do país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil