A NIO está se preparando para elevar o nível na competição cada vez mais feroz para desenvolver o carro elétrico. A startup sediada em Xangai responde ao nascimento diário de novas startups, iniciando uma poderosa campanha de recrutamento para atrair novos talentos.

"Os tempos estão chamando", diz o anúncio de emprego publicado pela NIO acompanhado de um vídeo feito para a ocasião. "Novas energias, carros e inteligência artificial convergem nesta época", diz a empresa. E então acrescenta: "Junte-se à NIO e responda aos desafios contemporâneos conosco".

Galeria: NIO ET5

Quase 3.000 pessoas solicitadas

Mas por que toda essa ênfase? A resposta está no número de vagas disponíveis: 2.991, de acordo com o que consta no site da marca. Técnicos com habilidades em todos os campos tecnológicos e além.

  • Engenheiros de Software
  • Especialistas em Inteligência Artificial
  • Técnicos em dispositivos de condução autônoma
  • Especialistas em Produtos
  • Consultores de Vendas
  • Operadores no campo da substituição da bateria

O local de trabalho desses anúncios é principalmente a China, mas o formulário para enviar sua candidatura é público e também está aberto a estrangeiros. Se você estiver interessado, você pode encontrá-lo aqui.

Além dos cargos de alto nível, a NIO também estaria procurando centenas de recém-formados que acabaram de sair da universidade. O objetivo da startup chinesa é manter uma vantagem sobre a concorrência. Basta dizer que somente em 2021 na China (país onde muitos competidores ocidentais também investem) surgiram 180.000 novas empresas relacionadas a carros elétricos ou verdes e que com a chegada delas agora o total das empresas que operam no setor à sombra da Grande Muralha se tornaram 452.000. Isso, pelo menos, é o que a empresa de Qichacha nos relata.

O mais bacana é que a tendência cresce exponencialmente, com 52 mil novas empresas em 2019 e com 85 mil novas empresas em 2020. Diante desses dados, é claro que ser capaz de contratar figuras talentosas pode fazer a diferença entre se tornar um líder ou desistir por falta de habilidades e competitividade. De acordo com o L'Economic Information Daily, acredita-se que em 4 ou 5 anos os números de vagas qualificadas poderiam até ser da ordem de alguns milhões.

Galeria: NIO ET7