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Suzuki anuncia mega investimento em carros elétricos na Índia

Montadora japonesa está investindo na produção de baterias e modelos zero emissões no país asiático, onde opera como Maruti-Suzuki

Suzuki

Posicionada como o sexta maior economia global, a Índia acelera os projetos para a transição energética. Nesta semana, a Suzuki anunciou que investirá 1,24 bilhão de euros em sua fábrica indiana da marca Maruti-Suzuki para iniciar a produção de carros elétricos e baterias no país asiático.

O movimento - o primeiro de uma longa série que fará com que a Índia e o Japão ampliem uma colaboração - faz parte da estratégia que o país asiático está implementando para acelerar a transição ecológica de seu sistema de transporte.

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O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, em uma reunião com o primeiro-ministro indiano Narenda Modi, confirmou que seu país destinará quase 40 bilhões de euros para apoiar investimentos na Índia nos próximos cinco anos. 

Entre carros elétricos e baterias

Voltando à Suzuki, os investimentos anunciados serão divididos em apoio a duas iniciativas separadas de eletrificação.

  • 370 milhões de euros serão destinados à expansão das linhas de produção de carros elétricos da fábrica privada Suzuki Motor Gujarat, uma fábrica localizada na parte ocidental do país, perto da cidade de Ahmedabad.
  • 870 milhões de euros serão destinados à construção de uma nova fábrica dedicada à produção real de baterias para carros elétricos.

Suzuki contra Tata-Mahindra

"O objetivo da Suzuki é alcançar a neutralidade climática através da disseminação de carros elétricos compactos", explicou o presidente da marca, Toshihiro Suzuki. Com este investimento, a empresa japonesa competirá com a Tata Motors e a Mahindra. O primeiro é o maior fabricante de carros elétricos da Índia e o segundo está tentando fechar a lacuna.

Mas no país asiático, a luta contra as mudanças climáticas está tomando proporções cada vez maiores. O governo, na verdade, destinou a bagatela de 2 bilhões de euros para acelerar a criação de um setor dedicado à produção de baterias. Parte dos recursos foram alocados após uma licitação que contou com a participação de empresas como Ala Electric, Hyundai Motors, mas também a empresa petrolífera local Reliance. 

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