O Renault Kwid E-Tech elétrico foi flagrado em testes finais em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (23). Enquanto se prepara para o lançamento no Brasil, o que deve ocorrer nos próximos meses, o carro elétrico urbano foi visto pela primeira vez nas ruas brasileiras.
O registro dos nossos espiões de plantão mostram que a versão elétrica adotará basicamente o mesmo visual do Renault Kwid com motor flex que foi reestilizado recentemente. Na prática, é um design antecipado em boa parte pelo Renault City K-Ze, a versão elétrica do Kwid produzida e vendida na China.
Com lançamento confirmado para o Brasil há algum tempo, o Kwid E-Tech elétrico é aguardado com uma certa expectativa, afinal é a primeira versão elétrica derivada de um modelo 'popular' e, segundo a Renault, promete ser o carro elétrico mais barato à venda no Brasil. Por enquanto não há informações sobre preços, mas estimamos que ele vá custar entre R$ 150.000 e R$ 170.000, considerando o cenário atual.
Enquanto o visual praticamente não é mais segredo, o Kwid E-Tech destinado ao Brasil será na produzido na China, assim como seus 'irmãos' Dacia Spring e Renault City K-Ze. No entanto, a Renault prometeu que o modelo brasileiro teria configuração exclusiva, mas sem entrar em detalhes.
No caso do Dacia Spring, as dimensões são 3,73 metros de comprimento, 2,52 metros de distância entre eixos, 1,58 metro de largura e 1,52 m de altura. Chamado pela marca de "mini SUV", o modelo tem distância do solo de 15,1 centímetros e pesa 970 kg, enquanto o porta-malas tem capacidade para 290 litros.
O interior é praticamente idêntico ao do Renault Kwid com motor flex. As principais novidades ficam por conta de um novo quadro de instrumentos semi-digital e um botão seletor de marchas no lugar da tradicional alavanca de câmbio.
Como referência, tanto o Dacia Spring quanto o City K-Ze possuem um motor elétrico dianteiro de 33 kW (45 cv) de potência e 12,7 kgfm de torque máximo - a velocidade máxima é de 125 km/h. A bateria de 26,8 kWh garante autonomia de até 300 km no ciclo urbano (230 km em circuito misto) pelo padrão WLTP.
Ainda não sabemos se o Kwid E-Tech terá um motor mais potente ou mais autonomia que os modelos europeu/chinês. Essa e outras novidades devem ser reveladas à medida em que o lançamento se aproxima.
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