Após rumores, a informação foi oficializada na quarta-feira (23) por um comunicado de imprensa: a Stellantis e a LG Energy Solution (LGES) estão se unindo para construir a primeira fábrica de baterias em larga escala para veículos elétricos no Canadá.

As duas empresas investirão em conjunto mais de US$ 4 bilhões para construir essa infraestrutura, localizada perto da cidade de Windsor, no estado canadense de Ontário, para fabricar baterias de íons de lítio e módulos para a fabricação de veículos elétricos Stellantis na América do Norte. A construção terá início durante este ano, com a produção prevista parano início de 2024.

A fábrica terá uma capacidade de produção superior a 45 GWh por ano e criará cerca de 2.500 empregos, sendo o projeto apoiado pelo governo canadense, que enxerga o anúncio como uma oportunidade para criar um ecossistema real no campo das baterias.

O país também pode se basear em seu status de líder em geração de energia renovável, com a hidrelétrica sendo a principal fonte de geração de energia renovável (cerca de 60%) no Canadá, que também é o segundo maior produtor de eletricidade do mundo, depois da China.

"50% das vendas serão de veículos elétricos nos Estados Unidos e Canadá até 2030."

"Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um passo importante para alcançar nossa meta de eletrificação na região, visando atingir 50% das vendas de veículos elétricos nos EUA e Canadá até 2030", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

"Parcerias como essas são essenciais para criar novos empregos e colocar o Canadá na vanguarda da economia limpa. Trabalhando juntos, estamos criando milhares de novos empregos e garantindo que as gerações futuras tenham um ambiente limpo para viver."

Uma 3ª gigafábrica na Europa

Além disso, a fábrica da Stellantis em Termoli, itália, será transformada em uma Fábrica de Baterias, gerenciada pela Automotive Cells Company, entidade que reúne Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies/Saft.

Esta será a terceira Gigafactory ACC depois de Douvrin no norte da França e Kaiserslautern (Alemanha), com os três locais previstos para produzir um total de 120 GWh por ano até 2030.