A Lotus finalmente revelou as imagens do seu primeiro veículo elétrico de produção em massa. Batizado de Lotus Eletre, o SUV elétrico que a marca chama de 'Hiper-SUV', apareceu em primeiras imagens e também teve as principais especificações divulgadas. 

Logo de cara, dá pra ver que o Eletre é um dos SUVs mais agressivos do mercado em termos de visual. Do mesmo tamanho que o Lamborghini Urus, este veículo elétrico é construído em uma plataforma chamada Electric Premium Architecture (800V, exclusiva da Lotus) que será a base para os outros três veículos elétricos que a fabricante anunciou que planeja lançar até 2025.

Galeria: Lotus Eletre

Em sua configuração de motor duplo menos potente, o Lotus Eletre terá dois motores elétricos que entregam 447 kW (600 cv) de potência, permitindo que ele acelere até 100 km/h em menos de 3 segundos - a velocidade máxima é de 260 km/h. Equipado com uma bateria de 100 kWh, a autonomia é de 600 km com uma carga pelo ciclo WLTP. O SUV tem potência de carregamento de até 350 kW, que permite adicionar 400 km de alcance em 20 minutos.

O Lotus Eletre é capaz de dirigir completamente sozinho, graças ao conjunto de sensores LiDAR, incluindo um que fica na parte traseira, no spoiler do teto que é recortado; o veículo também tem uma asa traseira ativa, mas ainda não foi detalhado de que forma ela funciona.

Lotus Eletre Dashboard

Além dos espelhos externos normais, também é oferecido um sistema composto por três câmeras, o Electric Reverse Mirror Display (ERMD). 

O interior tem um estilo único, e você pode dizer que não se parece com nada que já foi feito pela Geely, marca dona da Lotus. O motorista se depara com uma tela bem fina que mostra a velocidade e as principais informações do carro, enquanto do lado do passageiro, ele mostra informações de mídia ou navegação; o modelo também conta com um head-up display de realidade aumentada.

A tela de informação e entretenimento tem 15,1 polegadas, possui tecnologia OLED e tem ajuste de inclinação para não incomodar o motorista. 

O Lotus Eletre será produzido na China ainda em 2022 em uma nova fábrica construída especificamente para a Lotus e até o momento só foram anunciados planos para vendê-lo na Europa e na China. Ainda não sabemos os preços oficiais, mas a imprensa europeia relata que no Reino Unido o SUV elétrico deve custar algo na faixa de £100.000, ou R$ 688.000 em uma conversão direta.

Especificações: Lotus Eletre

  • Tração: 2 motores elétricos (tração integral)
  • Potência do sistema: 600 cv (447 kW)
  • 0-100 km/h / velocidade máxima: menos de 3,0 seg / 260 km/h
  • Bateria / Alcance: mais de 100 kWh / cerca de 600 km WLTP
  • Dimensões: 5.103 mm de comprimento / largura de 2.231 mm com espelhos externos / 1.630 mm de altura / 3.019 mm distância entre-eixos
  • Lançamento: 2023 (na China e Europa)