A empresa de motos elétricas Horwin Brasil anuncia nesta quinta-feira (31) uma parceria com a brasileira CBMM, especialista global em tecnologias de nióbio. O objetivo é desenvolver uma bateria de íon de lítio com nióbio exclusiva para veículos duas rodas. 

De acordo com o cronograma, o protótipo que está sendo desenvolvido no Brasil terá apresentação no primeiro semestre de 2022. A Horwin CR6, equipada com um motor de 6.200W de potência e com até 150 km de autonomia, será a primeira moto elétrica a receber a bateria de nióbio nesta fase de desenvolvimento. 

"Essa parceria com a Horwin Brasil é importante pois acelera a aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com Nióbio, também em motocicletas", afirma Rogério Marques Ribas, gerente do Programa de Baterias da CBMM.

Galeria: Horwin CR6 - moto elétrica

Ambas as empresas estão trabalhando com o objetivo de que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar um moto elétrica com capacidade de recarga ultrarrápida de até 10 minutos, algo que será possível com esta nova composição das baterias, graças ao uso do nióbio, um metal que é abundante no Brasil. 

"Além do diferencial da recarga, as baterias com Nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos", complementa a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero. 

Célula bateria NTO 2 (Crédito Divulgação CBMM)
Célula bateria NTO 2

Essa nova tecnologia de bateria para as motocicletas elétricas está sendo desenvolvida há mais de três anos pela CBMM com a japonesa Toshiba Corporation, conforme explica Rogério Ribas. Além de recarga ultrarrápida, também há vantagens como maior segurança e vida útil muito maior se comparado às células convencionais de íons de lítio. 

"O uso do óxido de Nióbio no ânodo das baterias de íons de lítio, fornece características especiais para esse componente. Por ser um elemento muito estável, permite operações mais seguras e eficientes. Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria".

Por sua vez, a Toshiba Corporation explica que está focada na possibilidade do uso de óxido de nióbio e titânio (NTO) como um material para o ânodo da próxima geração de baterias, que ajudará a aumentar a capacidade da bateria, mantendo as excelentes características do óxido de titânio e lítio (LTO), o material anódico das baterias SCiB.

O NTO tem uma densidade de energia volumétrica e capacidade teórica aproximadamente três vezes maior do que o LTO, ao mesmo tempo em que oferece as mesmas vantagens, como aumento de vida útil e carregamento rápido.

Líder mundial na produção e comercialização de produtos derivados de nióbio, a CBMM também possui uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus para o desenvolvimento de baterias de nióbio para o caminhão elétrico VW e-Delivery