Lançado em meados de 2021, o Volkswagen e-Delivery avança para uma nova etapa em sua expansão internacional. O primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil iniciará uma sequência testes no México para avaliar o comportamento em regiões de altitude, antes do início das vendas, previsto para o último trimestre de 2022.
E a jornada pelos países latinos do VW e-Delivery não se resume ao México. Desde o fim do ano passado, o caminhão elétrico já foi apresentado na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além do México.
“Toda virada tecnológica requer uma estratégia bastante sólida para seu sucesso e é o que estamos praticando com o VW e-Delivery, apresentando esta solução de mobilidade mais sustentável aos clientes em diversos países para que quando iniciarmos a fase comercial, todos já estejam familiarizados”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para o lançamento do VW e-Delivery, a VW Caminhões e Ônibus rodou o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes. Agora no México, a Engenharia da montadora vai avaliar o desempenho em diferentes altitudes e em ambientes urbanos.
Em uma estratégia que irá abranger todos os países da região, a VWCO se vale de parcerias com os importadores para testar e adaptar o caminhão elétrico às condições locais. Os veículos serão exportados a partir da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, que sedia o centro mundial de desenvolvimento da marca também para elétricos.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL, importadas e montadas pela Moura.
No Brasil, o VW e-Delivery é vendido nas seguintes configurações:
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas
Os preços variam entre R$ 780.000 e R$ 980.000 dependendo da configuração.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
BYD mantém planos de fábrica no México, apesar das eleições nos EUA
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos