A Jeep fez um importante anúncio na França. A partir de 1º de junho de 2022, todos os carros com motores a gasolina e diesel não eletrificados não estarão mais disponíveis. A marca norte-americana só venderá carros com propulsores híbridos leves e híbridos plug-in, sendo a primeira marca Stellantis a adotar essa iniciativa no mercado francês.

A decisão está inserida no roteiro elaborado pela Jeep que fará com que o fabricante ofereça exclusivamente modelos eletrificados na Europa até 2025.

Galeria: Novo Jeep Compass 2022

Apenas e-Hybrid e 4xe

Na prática, a decisão da Jeep afeta de forma direta os modelos Renegade e Compass, os únicos modelos da gama que ainda estão equipados com motores não eletrificados. Os clientes franceses, no entanto, poderão encomendar seu modelo a gasolina ou diesel até 30 de maio, e após essa data, apenas os e-Hybrids (híbrido leve) e 4xe (híbridos plug-in) permanecerão na lista.

O Wrangler e o novo Grand Cherokee já estão disponíveis exclusivamente como híbridos "recarregáveis", enquanto a picape Gladiator continuará a ser oferecida com um motor a diesel, pois ainda pode ser registrada como um veículo comercial.

Galeria: Jeep Grand Cherokee 4xe Exclusive Launch Edition

E na Itália? Por ocasião da apresentação do novo Grand Cherokee, a Jeep já especificou que o mercado italiano será uma exceção na Europa. Os motores a gasolina e diesel do Renegade e do Compass ainda estão em alta demanda e permanecerão na lista pelo menos até 2023.

Eletrificação em breve

Claro que, no futuro da Jeep e da Stellantis os modelos 100% elétricos terão presença garantida. Em 2023, veremos o primeiro Jeep de emissão zero, que foi antecipado recentemente por um teaser oficial. O plano do grupo liderado pelo CEO Carlos Tavares é lançar nada menos que 85 novos modelos movidos a bateria até 2030, seguindo o plano "Dare Forward 2030".

Especificamente, já em 2024 estão previstos 45 novos carros elétricos, enquanto os outros serão apresentados nos anos seguintes. E falando em modelos Jeep movidos a bateria: algum dia veremos um Wrangler elétrico? Já tivemos um gostinho em 2021 com o conceito Magneto mostrado no Jeep Safari. Quem sabe se nos próximos anos ele se torna realidade.

Brasil

A Jeep ainda está dando os primeiros passos em termos de eletrificação por aqui e nesta semana lançou o Jeep Compass 4xe, a versão híbrida plug-in. A marca promete novos lançamentos para breve como o Jeep Grand Cherokee 4xe, entre outras novidades. 

Galeria: Jeep Compass e Renegade eHybrid 2022