A nova Ford F-150 Lightning será o pace car na próxima etapa da NASCAR neste fim de semana no Martinsville Speedway. A picape totalmente elétrica com torque instantâneo e 571 cavalos de potência deve casar perfeitamente com a proposta do evento. 

Se no passado recente alguém dissesse que uma picape totalmente elétrica eventualmente seria um pace car da NASCAR, provavelmente você iria rir. Bem, talvez os fãs de carros elétricos não ririam, mas o público em geral pode muito bem se surpreender ao ver uma caminhonete puxando a fila, especialmente quando perceberem que é elétrica.

Galeria: Ford F-150 Lightning

A Ford prometeu que as primeiras picapes elétricas F-150 Lightning serão entregues neste segundo trimestre de 2022. Atualmente, existem apenas duas picapes elétricas disponíveis nos EUA: a Rivian R1T e o GMC Hummer EV. A R1T estreou no final de setembro de 2021, seguido pelo Hummer em dezembro. No entanto, nenhum dos dois tem um alto volume de produção neste momento. 

Enquanto isso, a Ford continuou a aumentar seu investimento na F-150 Lightning e se comprometeu a aumentar a produção e as entregas futuras. Dito isto, parece que a caminhonete elétrica já está esgotada para o ano modelo 2022. A Ford recebeu cerca de 200.000 reservas para a picape desde que ela foi revelada pela primeira vez em maio de 2021.

A Lightning estreará como o pace car da NASCAR de 7 a 9 de abril de 2022, durante o evento da NASCAR Cup Series no Martinsville Speedway. A gerente de marketing da Ford Performance, Jeannee Kirkaldy, compartilhou:

"A Ford está totalmente focada na eletrificação e a resposta à Lightning tem sido tão esmagadora que foi uma decisão fácil levá-la a um evento da NASCAR. Uma coisa que definitivamente sabemos é que nossos fãs adoram caminhonetes e estamos confiantes de que o sentimento só crescerá quando virem a Lightning na pista."

O VP da Ford para programas de veículos elétricos, Darren Palmer, destacou o impressionante torque, aceleração e aceleração de 0-100 km/h da Lightning. Ela observou que acha que a F-150 elétrica certamente "fará alguns pescoços se torcerem fora da pista".

Há um ano, o SUV elétrico Mustang Mach-E da Ford foi o pace car em um evento da NASCAR em Talladega Superspeedway. A Ford também nos lembra que foi a primeira montadora a usar um veículo elétrico como pace car da Nascar quando o Ford Focus Electric recebeu as honras em abril de 2012.