A Nissan fez a promessa quando apresentou seu plano "Ambition 2030" no final de novembro de 2021: até 2028, lançaria o primeiro veículo elétrico com suas tão esperadas baterias de estado sólido desenvolvidas internamente.

Agora o fabricante japonês deu o primeiro passo para atingir seu objetivo. Uma planta protótipo para a produção das cobiçadas células foi construída no Centro de Pesquisa Nissan, na prefeitura de Kanagawa. Mas isso não é tudo.

Galeria: Nissan - bateria de estado sólido

Mesmo custo do carro a combustão

Como já foi dito com o Ambition 2030, o fabricante japonês também pretende criar uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, onde, de acordo com os planos, os primeiros protótipos dos novos acumuladores serão produzidos até 2024. 

Seguindo esta estratégia, o fabricante acredita que o custo das baterias poderia cair para US$ 75 por kWh até 2028 e US$ 65 por kWh nos anos subseqüentes, permitindo que os carros elétricos atinjam a paridade de custo com seus antepassados movidos a gasolina, o grande ponto de virada na transição energética. 

A Nissan lembra as vantagens das baterias de estado sólido, que "têm uma densidade energética cerca de duas vezes maior que as baterias tradicionais de íons de lítio, um tempo de carregamento significativamente menor graças ao maior desempenho de carga/descarga e a um custo menor para o uso de materiais menos caros".

Nissan - bateria de estado sólido

Pé no acelerador

O fabricante quer aproveitar "essa tecnologia inovadora em uma ampla gama de veículos, incluindo picapes, tornando seus veículos elétricos mais competitivos". Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo de P&D, comenta:

"A Nissan é líder em tecnologia de eletrificação por meio de P&D extensivos, desde materiais de bateria de nível molecular até veículos elétricos de alto desempenho. Nossos estudos também incluem o desenvolvimento de cidades que utilizam veículos elétricos para armazenamento de energia.

A experiência e o conhecimento adquiridos ao longo dos anos ajudam no desenvolvimento de baterias de estado sólido. Nossas divisões de P&D e Manufatura continuarão trabalhando juntas para fazer o melhor uso desta planta protótipo e acelerar a aplicação e a chegada ao mercado de baterias de estado sólido."