Conforme prometido, a Volvo anuncia que todos os seus modelos agora estão disponíveis com capacidade de atualização remota de software over-the-air (OTA). Os veículos elétricos e híbridos plug-in da marca, inclusive aqui no Brasil, terão novas funcionalidades e melhor gerenciamento de energia. 

Além de vir de fábrica nos novos Volvo XC90, a atualização remota também está nos modelos que já possuíam o Android Automotive OS, como XC60, XC40 e C40. Na prática, todos os modelos da Volvo vendidos no país podem receber uma atualização do sistema operacional do carro pelo ar. 

Galeria: Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

Segundo o comunicado, os donos de modelos Volvo receberão um upgrade de seu sistema de informação e entretenimento para a versão mais recente do Android Automotive OS, Android 11. Isso permitirá o acesso a mais opções de aplicativos, incluindo navegação, carregamento e estacionamento. 

"Ao tornar todos os modelos Volvo capazes de receber atualizações over-the-air, fazemos progressos importantes em direção à nossa ambição de tornar os carros de nossos clientes melhores a cada dia", disse Henrik Green, diretor de produtos da Volvo Cars. "Este é um marco significativo: agora estamos atualizando carros de todos os modelos em uma grande área de nossos mercados, trazendo os benefícios de atualizações remotas contínuas para um número cada vez maior de clientes". 

Gerenciamento de energia

Além da atualização do sistema operacional e acesso a novos aplicativos, a atualização remota também promete um melhor gerenciamento de energia para os modelos híbridos plug-in e elétricos, que, entre outras coisas, promete ajudar a manter as temperaturas adequadas da bateria durante os dias frios e quentes, proporcionando maior autonomia.

O aplicativo Volvo Cars também receberá atualizações mais frequentes do carro com relação a porcentagem de bateria durante uma viagem em andamento.

No Brasil, a marca comemorou em 2021 o melhor ano de sua história, vendendo 8.273 unidades e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,43% de participação de mercado, recorde alcançado com a ajuda do XC40, que desde o fim do ano passado é vendido exclusivamente na versão elétrica.