Quando os carros elétricos não estão em uso, eles podem devolver energia para a rede elétrica. Esta é a ideia básica da aplicação do chamado V2G, ou 'veículo para a rede'. Um teste piloto já foi realizado com o Porsche Taycan – com resultados bastante promissores.

É a ideia por trás do V2G, uma tecnologia que a Porsche está testando agora com seu Taycan. E assim, após a realização dos primeiros testes em ambiente doméstico e em condições de laboratório, a marca publicou os primeiros resultados: e eles parecem muito promissores.

Galeria: Porsche Taycan - V2G

O teste

Juntamente com a operadora TransnetBW e a consultoria Intelligent Energy System Services (IE2S), a marca premim alemã conectou cinco unidades do Porsche Taycan, gerenciada pelo Porsche Home Energy Manager (HEM), o sistema normalmente usado para carregar o carro, mas especialmente adaptado para esse teste. 

Os veículos foram conectados entre si através do sistema de nuvem desenvolvido pelo IE2S e à rede através de uma linha gerenciada pela TransnetBW. Graças a essa dupla integração, a tentativa de transferir eletricidade dos Porsches foi eventualmente bem sucedida. Rainer Pflaum, chefe da TransnetBW, explica:

"Um verdadeiro marco. A equipe do projeto conseguiu implementar a complexa infraestrutura de comunicação entre nosso sistema de controle e diferentes veículos elétricos. Ao mesmo tempo, foram cumpridos os requisitos rigorosos para manutenção e fornecimento da reserva. Isso nos permite integrar a mobilidade elétrica à smart grid do futuro."

Tudo pelo V2G

Justamente porque a V2G promete ser uma das soluções para facilitar a transição energética, existem vários fabricantes que estão de olho nele: a Nissan, que já começou a testar a tecnologia no Japão e na Europa, à Stellantis, com o projeto Atlante, passando também pela Volkswagen e a Fiat. Todos pelo veículo 'veículo-para-a-rede'.

Galeria: Porsche Taycan - V2G