O premiado Hyundai Ioniq 5 triunfou no prestigiado "World Car Awards 2022": O carro elétrico foi nomeado "World Car of the Year", "Electric Vehicle of the Year" e "Car Design of the Year". Os resultados foram anunciados em uma cerimônia no New York International Auto Show (NYIAS).

Um júri de 102 jornalistas automotivos de 33 países escolheu o inovador Hyundai Ioniq 5 como o melhor veículo entre quase 30 modelos concorrentes, todos eles com lançamento no mercado em 2021. O Audi e-tron GT foi eleito "World Performance Car of the Year", enquanto o Mercedes EQS ganhou o título de "World Luxury Car".

Audi e-tron GT 60 quattro (2021) im Test
Audi e-tron GT 60 quattro (2021)
Mercedes-AMG EQS 53 4Matic im Test (2022)
Mercedes-AMG EQS 53 4Matic

No prêmio "World Car of the Year", o júri selecionou o Hyundai Ioniq 5 como o primeiro de uma lista de 28 veículos e depois de três finalistas. Para ser indicado nesta categoria, pelo menos 10.000 unidades do referido veículo devem ser produzidas por ano, estar localizadas em seus principais mercados abaixo da classe de luxo e ter sido vendidas em pelo menos dois grandes mercados em pelo menos dois continentes entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de março de 2022.

Na votação "Electric Vehicle of the Year", o júri elegeu o Hyundai Ioniq 5 em uma lista de 11 veículos e depois de três finalistas. Para serem elegíveis para esta categoria, os veículos devem ser alimentados exclusivamente por um ou mais motores elétricos, produzidos em uma quantidade de pelo menos 5.000 unidades por ano e vendidos em pelo menos dois grandes mercados em pelo menos dois continentes entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de março de 2022.

Galeria: Hyundai Ioniq 5 - primeiras impressões

No prêmio "World Car Design of the Year", o júri de seis membros de especialistas da França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA selecionou o Hyundai Ioniq 5 entre todos os candidatos nas outras cinco categorias.

O Hyundai Ioniq 5 é o primeiro modelo da nova submarca elétrica Hyundai Ioniq. O hatchback/crossover é baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) desenvolvida pelo Hyundai Motor Group especificamente para veículos elétricos a bateria. Esta plataforma oferece ao cliente a oportunidade de escolher entre dois tamanhos de bateria – 58 e 72,6 kWh – e tração integral ou tração traseira - no Ioniq 5, ambas as baterias podem ser carregadas de 10 a 80% em 18 minutos em estações de carregamento rápido adequadas.

Dependendo da configuração, o veículo elétrico atinge uma saída do sistema de até 225 kW/305 cv (consumo de energia em kWh/100 km: combinado de 18,8 a 17,6; Emissões de CO2 em g/km combinados: 0) e oferece um alcance de até 481 quilômetros de acordo com o padrão WLTP. Além disso, o Ioniq 5 tem a função de veículo para carga. Com ele, qualquer dispositivo elétrico, como notebooks ou e-scooters, pode ser fornecido com corrente alternada de 230 volts enquanto dirige ou quando estacionário.

A Hyundai Motor está avançando gradualmente em sua estratégia de eletrificação para se tornar uma das principais fabricantes mundiais de veículos elétricos. Até 2030, a Hyundai, incluindo os modelos da marca de luxo Genesis, planeja introduzir 17 novos modelos totalmente elétricos a bateria (BEV) e pretende aumentar as vendas anuais mundiais de BEV para 1,87 milhão de unidades até 2030.