Uma das estreias mais intrigantes no Salão de Nova York deste ano é um hipercarro elétrico de 2.200 cavalos chamado Deus Vayanne.

Fruto de uma colaboração entre a austríaca Deus Automobiles, a Italdesign e a Williams Advanced Engineering, o Vayanne pretende se tornar o primeiro veículo elétrico da história automotiva a ultrapassar a marca de 2.200 cavalos de potência — a menos que outra marca lance um veículo elétrico ainda mais potente até 2025, quando o Vayanne deverá entrar em produção.

Se o objetivo da startup for alcançado, o hipercarro elétrico seria significativamente mais potente que o Lotus Evija (1.970 cv) e o Rimac Nevera (1.914 cv), o que é um feito e tanto. 

Galeria: Deus Vayanne

Com o apoio da expertise em design e engenharia da Italdesign e das tecnologias de eletrificação da Williams Advanced Engineering, a meta de produção para o Deus Vayanne é de 99 unidades, com entregas a partir de 2025.

As especificações preliminares são nada menos que impressionantes, com a Deus Automobiles citando mais de 2.200 cavalos de potência (1.640 kW) e mais de 2.000 Nm de torque (204 kgfm) extraídos de um trem de força elétrico ainda não especificado. 

 A empresa estima que a arrancada de 0 a 100 km/h será feita em menos de 1,99 segundo e a velocidade máxima ultrapassará 400 km/h. A aceleração e a velocidade máxima são muito semelhantes ao Tesla Roadster, por sinal.

Imagem ao vivo do supercarro elétrico de Deus Vayanne

Infelizmente, o comunicado de imprensa se concentra no design do Deus Vayanne em vez dos dados técnicos, por isso não sabemos exatamente como o hipercarro elétrico entregará essas especificações impressionantes.

"Com base em nossa parceria colaborativa existente e bem-sucedida com a Italdesign, estamos muito satisfeitos em fazer parte da estreia mundial do DEUS Vayanne, um hipercarro que busca combinar luxo com performance final. Trabalhando como Parceiro de Eletrificação e Tecnologia, estamos ansiosos para empregar nossa expertise em eletrificação para apoiar as metas de desempenho do programa."

Dyrr Ardash, chefe de parcerias estratégicas da Williams Advanced Engineering

Já ouvimos reivindicações de desempenho semelhantes para startups muitas vezes, mas o que é animador sobre o Deus Vayanne é a parceria com a Italdesign e a Williams Advanced Engineering. Ter um protótipo também ajuda, embora não esteja claro se é totalmente funcional ou mesmo se já possui um powertrain.

Quanto ao seu estilo, o Deus Vayanne certamente parece exótico, com destaques incluindo a forma de loop infinito das grades dianteira e traseira e a linha ininterrupta da lanterna assumindo a mesma forma. O resto do exterior parece bastante convencional, assim como o interior que possui curvas suaves combinadas com um posicionamento ergonômico de controles físicos, além de um quadro de instrumentos totalmente digital e display de controle.