Em outubro de 2021, na reunião anual de acionistas da Tesla, o presidente do Conselho de Administração, Robyn Denholm, disse: "Até 2030, temos o objetivo de vender 20 milhões de veículos elétricos por ano".
A declaração não foi levada a sério pela maioria dos meios de comunicação, pois eles compararam o objetivo com a realidade do momento. No ano passado, a Tesla entregou mais de 930.000 veículos elétricos em todo o mundo. Isso significa que em 9 anos, a empresa precisará multiplicar suas vendas por mais de 20.
Talvez não haja consenso entre os analistas sobre esta meta ambiciosa. Afinal, muitas coisas podem acontecer em 9 anos. Entretanto, muitas deles, incluindo eu, concordariam fortemente que o que Musk disse a respeito do Model Y, que "será o veículo mais vendido entre todos os segmentos do mundo" em 2023, é bastante viável.
Os últimos dados de vendas do primeiro trimestre confirmam o forte crescimento que a Tesla continua tendo em todo o mundo. Os resultados preliminares publicados pela empresa mostram que ela entregou um novo recorde trimestral de 310.000 unidades, um aumento de 68% em relação ao 1º trimestre de 2021, e de 250% em relação ao 1º trimestre de 2020.
O volume aumentou apenas 0,5% em relação ao 4º trimestre de 2021, quando a Tesla entregou quase 309.000 unidades. No entanto, o primeiro trimestre do ano tem sido tradicionalmente o de menor venda para a Tesla desde 2018, quando o Modelo 3 chegou ao mercado. Com base no desempenho dos anos anteriores durante os trimestres, espera-se que o fabricante californiano entregue entre 1,6 e 1,8 milhão de unidades até o final deste ano.
Esse total colocaria a Tesla quase no mesmo nível da Audi, que entregou 1,68 milhão de carros em 2021.
Há muitas razões para se ser otimista em relação à Tesla. Uma delas são os fortes resultados apresentados pelo Model Y, o mais recente produto da marca. Este SUV de médio porte ocupou posições privilegiadas no ranking de vendas do modelo em muitos países durante o primeiro trimestre.
Por exemplo, foi o best-seller na Noruega; o 2º mais vendido na Áustria e o 5º na Dinamarca e Suécia. Nos mercados maiores, o Model Y também apresentou resultados muito bons. Por exemplo, foi o 6º carro novo mais popular no Reino Unido, o 13º mais vendido na China* e o 14º nos EUA. Durante o mês de março, liderou o ranking de modelos na Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo e Noruega, e ficou entre os 10 primeiros na Suíça, China**, Suécia e Finlândia.
Este veículo teve início de produção na fábrica de Fremont em janeiro de 2020 e começou a ser entregue em 13 de março de 2020. Em apenas 24 meses, ele já está entre os carros mais vendidos em muitos dos mais importantes mercados automotivos do mundo.
Enquanto isso, o Model 3 estave entre os carros mais vendidos no Canadá, Suíça, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia e EUA durante o primeiro trimestre.
Com base nestes resultados, no crescente interesse dos consumidores em dirigir veículos elétricos, em mais incentivos dos governos do mundo todo e em preços mais altos da gasolina, a Tesla tem as condições perfeitas para cumprir as metas de seus executivos, ao menos as de curto prazo.
*Jan-Fev / ** Fevereiro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país