Analisando além dos números atuais de produção e vendas de carros elétricos, qual será a tendência para o restante do ano. Como estão os principais concorrentes e até quando a Tesla ficará na liderança?
Hoje, vamos dar uma olhada nos resultados de vendas durante o primeiro trimestre de 2022, comparando a Tesla com o Grupo Volkswagen (incluindo Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda e SEAT) e BYD.
A Tesla alcançou recentemente mais um recorde trimestral de entregas de carros elétricos: 310.048. É um resultado massivo comparado com outros fabricantes. Além disso, a montadora norte-americana também está aumentando consistentemente suas vendas.
O Grupo Volkswagen era frequentemente visto como uma empresa que seria capaz de aumentar rapidamente as vendas de carros elétricos a bateria de várias marcas e ultrapassar a Tesla no segmento de veículos elétricos. No entanto, a montadora alemã luta contra a escassez de semicondutores e, mais recentemente, com problemas de fornecimento de cabos e chicotes elétricos.
Devido às restrições, as vendas do Grupo Volkswagen estão crescendo ano após ano em um ritmo mais lento que o da Tesla, e realmente ficaram mais baixas do que nos três trimestres anteriores.
Como resultado, a diferença entre as duas montadoras foi ampliada para mais de 210 mil unidades. A Tesla conseguiu produzir e entregar mais de três vezes mais carros elétricos durante o período, que é o maior aumento em muito tempo.
Vendas de carros elétricos no 1º trimestre de 2022:
A próxima empresa na análise é a BYD, que aumentou as vendas de carros elétricos a bateria de forma muito rápida - 271% em relação ao ano anterior, para 143.224 unidades (primeiro trimestre de 2022).
Isso é significativamente mais do que o Grupo Volkswagen. É a primeira vez desde o primeiro trimestre de 2020 (período para o qual temos dados) que as vendas de carros elétricos da BYD superaram as do Grupo Volkswagen.
Vendas de carros elétricos no 1º trimestre de 2022:
Nesse ritmo, se a BYD não desacelerar, poderá se tornar a número 2 em carros elétricos até o fim do ano. Quem sabe, talvez outros grupos automotivos se juntem a esta briga?
Por enquanto, todos os três têm alto potencial de crescimento - a Tesla acaba de abrir duas novas fábricas (na Alemanha e no Texas), espera-se que o Grupo Volkswagen resolva gradualmente problemas de fornecimento de peças e libere todo o potencial (300.000 pedidos de veículos elétricos apenas na Europa Ocidental fala por si mesmo), enquanto a BYD tem como meta 600.000 em 2022 (talvez mais).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian