O Wuling Hong Guang MINI EV rapidamente se tornou o veículo elétrico mais vendido na China, e apesar da concorrência cada vez maior em seu segmento, o mini elétrico que é produzido pela joint venture da GM ainda continua no topo do ranking.
De acordo com os dados da China Passenger Car Association (CPCA) (via Moneyball) cerca de 94.778 unidades do Mini EV foram vendidas durante o primeiro trimestre de 2022 (aumento de 30,7% em relação ao ano anterior).
* O CPCA informa embarques por atacado, não registros/entregas.
Isso é mais do que qualquer outro modelo eletrificado, incluindo o Tesla Model Y, com 74.681 emplacamentos e mais de 75.000 unidades do BYD Qin BEV/PHEV (todas as versões somadas).
Como referência, em 2021, o número total de vendas do Wuling Hong Guang MINI EV na China foi de 395.451 (um aumento de 250,7% em relação ao ano anterior).
Cumulativamente, mais de 600.000 unidades foram vendidas na China desde junho de 2020 (em apenas 22 meses). Isso representa um grande sucesso para a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e a Liuzhou Wuling Motors).
Será interessante se veremos em 2022 outro carro elétrico (um mini carro ou carro de tamanho padrão), que será capaz de destronar o Mini EV. Vale lembrar que o Wuling Hong Guang MINI EV tem um preço bastante agressivo, mesmo para os padrões chineses, com as versões mais baratas do modelo custando abaixo do equivalente a R$ 30 mil.
MINI EV: especificações
Espera-se que uma versão atualizada do veículo seja lançada em um futuro próximo:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita