Da produção à substituição. A maior fabricante de baterias do mundo, a chinesa CATL, inaugura oficialmente suas primeiras estações de troca de baterias na China, que nascem sob a marca EVOGO.

Há quatro delas e estão localizadas na cidade de Xiamen, na província de Fujian. Mas nos próximos meses elas se tornarão muito mais, pois a gigante produtora de baterias pretende chegar aos 30 pontos até o final do ano, de modo a garantir aos motoristas de carros elétricos que encontrem uma infraestrutura a cada 3 quilômetros.

Como funciona

As estações EVOGO são compatíveis com veículos elétricos equipados com módulos de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) chamados Choco-SEB, devido à sua semelhança com uma barra de chocolate, que tem uma densidade energética de mais de 160 Wh/kg, ou 325 Wh/L.

No momento, o primeiro carro a adotar o Choco-SEB é o Bestune NAT (próximo táxi automatizado), produzido pelo Grupo FAW, que oferece cerca de 200 quilômetros de autonomia. Todos os módulos são obviamente propriedade da CATL: uma verdadeira conveniência, que libertará os motoristas de uma série de preocupações.

Projetos futuros

De acordo com a CATL, o serviço de troca de bateria tem um custo praticamente idêntico ao de uma carga rápida em corrente contínua. Os tempos, no entanto, são ainda mais rápidos. Desde o anúncio do serviço, a empresa chinesa falou de cerca de um minuto de espera antes de sair com "um completo" de energia. Tudo poderá ser reservado a partir do aplicativo.

Para o futuro, a gigante oriental planeja colaborar com outros parceiros para tornar as estações EVOGO compatíveis com mais modelos, bem como expandir a rede para outras cidades do Dragão. Os primeiros projetos falam de uma dúzia de novos destinos.