Enquanto promove o lançamento da Ford E-Transit nos Estados Unidos, a Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca norte-americana, anunciou que dará um novo passo em 9 de maio de 2022 com a revelação do seu segundo veículo elétrico comercial. 

Recentemente, a Ford anunciou sua ofensiva de eletrificação, que terá quatro lançamentos de veículos totalmente elétricos entre agora e 2024, entre eles a van elétrica Ford Tourneo Custom EV. A marca do oval azul ainda não revelou detalhes sobre a novidade, mas liberou um curto vídeo teaser que nos dá uma prévia do que será revelado no próximo dia 9.

Este novo anúncio representa um novo marco na trajetória para se tornar uma marca exclusiva de veículos elétricos e zero emissões e na neutralidade de carbono em sua pegada europeia de instalações, logística e fornecedores até 2035.

Trata-se do primeiro modelo a ser revelado desde que a Ford anunciou a separação das operações de carros com motores a combustão e de veículos elétricos em unidades distintas. A divisão Ford Model E agora é responsável pelo desenvolvimento dos veículos elétricos de passageiros da empresa e a Ford Blue lida com os veículos equipados com motores de combustão interna.

Ainda que sejam unidades separadas, as divisões Ford Model e Ford Blue se apoiam uma na outra - assim como a Ford Pro, que tem como foco oferecer soluções completas para empresas e clientes governamentais em termos de veículos elétricos, carregamento, software, financiamento e suporte técnico.

As versões a combustão e a variante 100% elétrica do Ford Custom serão fabricados a partir de 2023 em Kocaeli (Turquia), uma fábrica onde o e-Transit, 100% elétrico, baseado na plataforma do Transit convencional, já é produzido para o mercado europeu.  Além disso, a Ford fecha parceria com parceiros industriais, SK On e Koc Holding, para a construção de uma fábrica de baterias no mesmo local para aproveitar a economia de escala.