A Volvo Cars, por meio de sua divisão de capital de risco Volvo Cars Tech Fund, está investindo na empresa israelense StoreDot, que desenvolve baterias inovadoras para carros elétricos. O fabricante sueco ainda não deu detalhes sobre o valor do investimento.

Os investidores da StoreDot também incluem VinFast, BP, Daimler, Ola Electric, Samsung Ventures e TDK. StoreDot está trabalhando em células de bateria com ânodo de silício que podem ser carregadas de forma extremamente rápida. Com esse investimento, a Volvo garante acesso a essa tecnologia. Além disso, a cooperação com a Volvo poderia encurtar o tempo até o lançamento do mercado da bateria milagrosa, segundo os suecos.

A StoreDot anunciou "células de bateria XFC dominadas pelo silício" a serem lançadas em 2024. XFC significa Extreme Fast Charging. Em vez de um ânodo de grafite convencional, essas baterias de íons de lítio têm um ânodo de silício produzido com nanotecnologia, pelo qual materiais orgânicos e inorgânicos também são incorporados.

160 km em 5 minutos

Com essas baterias milagrosas, deve ser possível recarregar por 160 km em apenas 5 minutos. Para comparação: Um Lucid Air com tecnologia de bateria de 900 volts deve recarregar 480 quilômetros de alcance em apenas 20 minutos; em cinco minutos seriam 120 km.

Galeria: Volvo Concept Recharge

A cooperação entre a Volvo e a StoreDot ocorrerá principalmente como parte da joint venture entre a Volvo e a Northvolt. A joint venture foi criada em 2021 e atualmente está construindo uma fábrica de baterias em Gotemburgo com capacidade de 50 GWh por ano. Além da produção de células, a joint venture também desenvolverá baterias modernas. Para isso, um centro de pesquisa e desenvolvimento separado está sendo construído em Gotemburgo.

Claro, a Volvo ainda não anuncia para quais modelos as células StoreDot são adequadas. Anexado ao comunicado de imprensa está uma imagem que aparentemente mostra o Concept Recharge. Mas a versão de produção correspondente é o sucessor do XC90, que provavelmente se chama Embla e pelo nosso conhecimento começará já em 2023.

No entanto, a tecnologia StoreDot só estará disponível a partir de 2024. Em seguida, o Polestar 5 seria outro modelo cotado para receber as células. Ele deve ser lançado no mercado em 2024 e é aparentemente projetado como um carro de alta tecnologia em uma plataforma independente. O carro elétrico também deve receber tecnologia de 800 volts e motores extremamente potentes.