Apresentada pela BMW como conceito no final do ano passado, a moto elétrica CE 02 já possui registro de patente no Brasil. O modelo, que ainda não foi revelado na versão de produção, tem design curioso e proposta urbana, com porte similar a de uma moto 125cc.

A BMW Motorrad, divisão duas rodas da montadora alemã, não classificou o modelo como scooter, nem como moto convencional, mas sim um veículo que mescla elementos dos dois estilos para melhor atender às necessidades de quem precisa se deslocar pelas cidades. Dá pra dizer ela possui algo Honda Monkey, considerando seu porte e proposta.

Galeria: BMW Motorrad CE 02

O protótipo da BMW CE 02 foi apresentado como um modelo urbano, com altura do assento limitado a 730 mm e pesando 120 quilos. A potência declarada é de 11 kW (14 cv), suficientes, segundo a marca, para atingir a velocidade máxima de 90 km/h com uma autonomia de 90 km com uma carga pelo ciclo WTMC. Ainda não foram divulgados os dados sobre a capacidade da bateria, que estima-se entre 5 e 8 kWh.

Galeria: BMW CE 02 - registro

Em termos de visual, a CE 02 se destaca pelas rodas de 15", quadro de dimensões reduzidas e assento quase plano, como na 'irmã' maior CE 04. O farol plano com moldura preta é dividido em quatro diodos emissores de luz, enquanto na traseira as funções de iluminação e sinalização ficam a cargo de duas lentes reflexivas, semelhantes a um espelho. O painel é uma tela colorida que integra instrumentação e funções de navegação.

A notícia sobre o registro no Brasil foi uma surpresa, já que a moto elétrica sequer foi revelada na versão de produção. Mas, por outro lado, a prática da BMW é compreensível e necessária para garantir a propriedade do futuro modelo, evitando que algum fabricante faça uma cópia do projeto.

E falando de motos elétricas, a BMW lançou recentemente a maxi scooter elétrica BMW CE 04 na Europa e adiantou que o modelo será lançado aqui no Brasil mais adiante. No caso da CE 04, a BMW criou uma versão de produção muito fiel ao conceito, o que pode vir a acontecer com a 'irmã' menor CE 02. A conferir.