Apesar dos grandes desafios, a mobilidade elétrica segue avançando no Brasil e com ela a infraestrutura de carregamento, impulsionada em parte pelas montadoras, como a BMW, que anuncia ter atingindo a marca de 10.000 carregadores para veículos elétricos e híbridos plug-in no país. 

A ideia é que o futuro da mobilidade no segmento premium irá se apoiar em três tipos de infraestrutura de recarga: privada (nas residências), corporativa (instaladas em empresas) e também na rede pública compartilhada.

Segundo a BMW, esse crescimento no número de carregadores indica que as previsões da marca de que pelo menos 50% do segmento premium será composto por veículos eletrificados até o final da década irá mesmo se concretizar.

Galeria: BMW iX (BR)

“Sabemos que o cliente premium prefere fazer o carregamento em residência ou nas empresas e por isso vamos seguir entregando carregadores com todos os nossos modelos elétricos BMW e MINI vendidos no Brasil”, afirma Márcio Filho, Diretor de Suporte ao Cliente BMW e MINI do Brasil. 

“Além de apoiar a venda de produtos, seguimos a oferecer carregadores corporativos e residenciais no Brasil, assim como seguiremos a ampliar a oferta de rede pública compartilhada no país”, reforça o executivo.

No caso da BMW, a marca aposta na venda de carregadores residenciais e também na instalação de estações de recarga públicas em pontos de interesse como postos, shoppings e locais de grande circulação.

Galeria: BMW - carregador solar

Preferências de carregamento

Segundo informações de telemetria dos próprios veículos, o Grupo BMW confirma que no segmento de carros elétricos premium a preferência está em recarregar nas residências ou empresas - a marca destaca que todos os carros elétricos vendidos pelo grupo são entregues com dois carregadores: um carregador residencial do tipo Wallbox e um carregador portátil que vai no veículo. 

Próximos lançamentos

Depois de apresentar o BMW iX no começo deste ano, a BMW se prepara para trazer o sedã elétrico i4, seu próximo lançamento por aqui. Além disso, a marca premium também confirmou a vinda do BMW iX3, o SUV elétrico baseado no atualizado X3.