Cumprindo a promessa firmada no Power Day, a Volkswagen dá mais passo na criação da infraestrutura para a mobilidade elétrica e anuncia uma nova parceria estratégica com a BP (British Petroleum), uma das grandes companhias mundiais de petróleo e gás que está migrando suas operações para energia limpa e eletricidade. 

A inauguração da primeira estação de carregamento em Düsseldorf, na Alemanha, marca o início dessa parceria estratégica, que tem como objetivo melhorar o acesso às instalações de carregamento de veículos elétricos nos mercados europeus mais importantes: isso deve ser alcançado até 2024, estabelecendo uma rede de carregamento em toda a Europa. 

As novas estações de carregamento Flexpole da Volkswagen possuem dois pontos de carregamento e um sistema integrado de armazenamento de baterias. Esse tipo de instalação permite superar um dos maiores obstáculos para a rápida expansão da infraestrutura de carregamento rápido: a necessidade de conexões de rede elétrica de alto desempenho.

Galeria: Volkswagen - soluções de recarga

Dessa forma, os carregadores ser conectadas diretamente a uma rede de baixa tensão, eliminando a necessidade de um transformador dedicado ou obras mais caras. Isso reduz significativamente o tempo de instalação e, ao mesmo tempo, permite uma velocidade de carregamento de até 150 kW - carregadores com potência acima de 50 kW são considerados pontos de recarga rápida.  

Num primeiro momento, até 4.000 pontos de carregamento adicionais serão instalados na Alemanha e no Reino Unido nos próximos 24 meses. Até o final de 2024, um total de até 8.000 pontos de carregamento poderia ser instalado na Alemanha, Reino Unido e outros países europeus.

Se valendo de outras iniciativas, além desta firmada com a Volkswagen, a BP está expandindo rapidamente sua rede de carregamento para carros elétricos na Europa – especialmente na rede nacional de postos de abastecimento estratégicamente localizados. Os locais dessas novas estações de carregamento serão integradas à navegação e a outros aplicativos internos dos veículos VW, Seat/Cupra e ŠKODA, bem como no "Elli", aplicativo de carregamento da Volkswagen.

Galeria: Volkswagen ID.5 - produção em série

Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen e CEO da Volkswagen Group Components, disse:

"Como prometido em nosso Power Day, estamos avançando com a expansão da infraestrutura de carregamento na Europa em um ritmo rápido. Juntamente com a BP, colocaremos milhares de estações de carregamento rápido em operação em um curto espaço de tempo. A rápida expansão da rede de carregamento é agora crucial. Nossas inovadoras e flexíveis estações de carregamento rápido oferecem uma solução perfeita para isso. Porque: O tempo e o custo necessários para a instalação são mínimos."

Como parte do acordo firmado nesta semana, a Volkswagen e a BP também estão explorando outras oportunidades conjuntas para fornecer soluções futuras para a mobilidade de baixo carbono.

No Brasil, onde a Volkswagen se prepara para lançar seus primeiros carros elétricos num futuro próximo, surge uma parceria com a Shell/Raízen para a criação de uma rede de carregamento utilizando os postos existentes da rede, mas que ainda não teve muitos detalhes revelados.