Carro elétrico para as massas: Nissan pode reviver submarca Datsun
Marca de baixo custo pode voltar ao mercado com uma reinterpretação do Dacia Spring (Kwid elétrico)
Ressuscitada em 2013 pela Nissan, sua antiga proprietária, a histórica marca japonesa Datsun foi usada por algum tempo para vender alguns modelos oferecidos em mercados emergentes como Indonésia, Índia, África do Sul, Nepal e outros.
Menos de dez anos após seu renascimento, no entanto, a Nissan decidiu colocá-la de volta na geladeira. Isso não significa, no entanto, que a marca tenha desaparecido definitivamente. De fato, a marca japonesa já está pensando em como revivê-la mais uma vez, e agora como uma marca de carros elétricos mais acessíveis.
Galeria: Datsun GO Live Concept
Vida nova com zero emissões
Em uma época como a atual, a coisa mais natural a fazer para reviver uma marca é reavivá-la em uma versão elétrica, e é exatamente isso que a Nissan parece ter a intenção de fazer. O Automotive News, citando uma fonte com informações sobre o assunto, disse que a alta administração da empresa está discutindo como reviver uma marca que, de certo modo, é bem conhecida em muitas partes do mundo.
Segundo rumores, a Datsun poderia voltar ao mercado, mantendo-se fiel a sua natureza de marca de baixo custo, combinando isto com a mobilidade de emissão zero. Na prática, a Nissan poderia classificar a Datsun como uma marca de carros elétricos de baixa potência.
Começa em 2024?
A Datsun é para a Nissan mais ou menos o que a Dacia representa para a Renault, apenas para ficar dentro da Aliança, e para muitos motoristas é sinônimo acessibilidade em termos de preço e confiabilidade, diz a própria Nissan, que parece abrir uma janela.
"Como parte de sua estratégia global de transformação, a Nissan está focada em modelos e segmentos que trazem os maiores benefícios para clientes, concessionárias e parceiros. Para muitos milhares de proprietários em todo o mundo, a Datsun continua a fornecer uma experiência de condução imersiva, paz de espírito e um grande custo-benefício."
Mas de onde Datsun poderia recomeçar, se ele realmente voltasse à ativa? Talvez a partir de uma versão própria do Dacia Spring, o carro elétrico mais barato do mercado na Europa (e também no Brasil, onde foi lançado como Renault Kwid E-Tech), que poderia atender aos anseios de muitos motoristas mesmo em mercados onde a eletrificação está dando os primeiro passos.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024