Este artigo chega é uma cortesia da EVANNEX, que fabrica e vende acessórios Tesla pós-venda. As opiniões expressas não são necessariamente nossas na InsideEVs, nem foram pagas pela EVANNEX para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios da Tesla e estamos felizes em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!

Postado pelo EVANNEX em 05 de maio de 2022, por Charles Morris

A Benchmark Mineral Intelligence, fornecedora de dados e informações de mercado sobre a indústria de lítio, prevê que a capacidade global de produção de baterias de íons de lítio pode chegar a mais de 6.000 GWh (6 TWh) até 2030.

Galeria: Tesla Model 3 - China

Montadoras e fornecedores de baterias estão correndo para estabelecer novas instalações de produção de baterias em todo o mundo. A capacidade total (existente ou em construção) dobrou desde o início de 2021, após anúncios de novas plantas por produtores de baterias chineses e coreanos.

As montadoras estão procurando proteger as cadeias de suprimentos locais para reduzir custos e reduzir os riscos geopolíticos. Embora a China ainda domine a produção global de baterias, os anúncios de novas fábricas de baterias norte-americanas e europeias estão acelerando, diz Benchmark. A participação da América do Norte na capacidade global de baterias está prestes a crescer dos atuais 6% para 10% até 2026, enquanto a capacidade da Europa está a caminho de passar de 7% para 12%.

lg chem

Algumas das giga-fábricas em obras nos três continentes onde são produzidos automóveis:

  • A LG Energy Solutions planeja investir US$ 1,4 bilhão para construir uma fábrica de células de 11 GWh no Arizona, e a Mercedes-Benz, em parceria com a Envision AESC, planeja criar uma fábrica de 30 GWh em Kentucky.
  • A EVE Energy da China anunciou planos para estabelecer sua primeira fábrica europeia de baterias, com uma capacidade estimada de 30 GWh, em Debrecen, Hungria.
  • A fabricante de veículos elétricos BYD planeja duas novas fábricas de células nas províncias chinesas de Zhejiang e Guangxi, com capacidade combinada de 67 GWh.

A previsão de 6 TWh de capacidade anual da bateria se traduz em baterias para alimentar cerca de 109 milhões de veículos elétricos — mas isso assumindo que todas as plantas planejadas chegarão à capacidade total. O executivo-chefe da Benchmark, Simon Moores, injeta uma dose de realidade, prevendo que apenas cerca de 70% das giga-fábricas no cronograma entrarão em produção, com uma utilização média da capacidade de 70%.

Outro gargalo se aproxima: a capacidade de produção de baterias está crescendo atualmente com o dobro da velocidade de fornecimento de lítio. Esses 6 TWh de baterias exigiriam cerca de 5 milhões de toneladas de lítio, de acordo com a Benchmark, e a produção do ano passado foi de cerca de 480.000 toneladas de carbonato de lítio equivalente.

O vice-presidente sênior de Powertrain e Engenharia de Energia da Tesla, Drew Baglino desafiou recentemente a indústria a elevar seu jogo de lítio: "Precisamos que todos façam mais em termos de lítio do que o que está sendo feito."