Enquanto o Ford E-Transit começa a embalar no mercado norte-americano após o recente lançamento, a Ford Pro, divisão de veículos comerciais fundada em 2021, revela de forma oficial o Ford E-Transit Custom, versão compacta da van elétrica E-Transit que chegará ao mercado para encarar rivais como o VW ID. Buzz, Fiat Ulysse e Opel e-Zafira. 

Em comparação com o Transit Custom a combustão, as maiores mudanças foram aplicadas na dianteira, onde o E-Transit Custom recebe uma grade brilhante ladeada por faróis LED totalmente redesenhados. O lado direito do para-choque incorpora a porta de carregamento, enquanto no lado esquerdo da grade está o emblema "E". Os novos gráficos dos faróis são espelhados na parte traseira onde os emblemas "E Transit" e "Custom" são escurecidos.

Ford E-Transit Custom

A Ford não se pronunciou sobre as especificações técnicas, apenas afirmando que o E-Transit Custom pode cobrir até 380 quilômetros entre as recargas. Tenha em mente que o número de autonomia não é definitivo, mas sim a estimativa da empresa com base no ciclo WLTP. Resta saber se ele utilizará a mesma bateria de 68 kWh do E-Transit. Sabemos que ele suporta carregamento rápido DC, que no caso de seu irmão maior se traduz em 115 kW de potência.

Mais detalhes serão divulgados em setembro, e enquanto isso, a Autocar informa que a Ford Pro planeja vender o E-Transit Custom com os mesmos motores elétricos de 181 e 269 cavalos de potência que já equipam o E-Transit. Ambos estão localizados no eixo traseiro e geram um torque de 44 kgfm. Isso deve se traduzir em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e velocidade máxima de aproximadamente 137 km/h.

A mídia britânica também informa E-Transit Custom é o próximo Ford a ser equipado com o sistema de informação e entretenimento SYNC 4 com uma tela de 12" nos moldes da van elétrica maior. A bateria será habilitada como fonte de energia para alimentar dispositivos externos graças à funcionalidade de carregamento com até 2,3 kW.

Embora esteja sendo revelado hoje, o Ford E-Transit Custom só começará a ser produzido em 2023. A montagem ocorrerá na instalação chamada Ford Otosan em Kocaeli, Turquia, onde também será construído um Volkswagen Transporter totalmente elétrico de última geração. Este é o segundo de um total de cinco veículos elétricos da Ford Pro a serem vendidos na Europa até 2024.