A Mercedes também está prestes a esgotar seus carros elétricos em 2022. Ou melhor: a desaceleração da produção devido à escassez mundial de componentes e matérias-primas, combinada com a crescente demanda por veículos elétricos, fizeram com que quase todos os exemplares esperadas entre agora e o final do ano já tenham sido vendidas.

Dizer que é o mesmo Ola Kallenius, CEO da marca alemã, enfatizando o quão desafiador é nesta fase acompanhar as crescentes demandas por modelos movidos a bateria, também por causa das dificuldades conhecidas que todo o setor está enfrentando. 

EQ em direção à exaustão

Kallenius fez essas declarações quando, durante a conferência Financial Times Future of the Car 2022, ele foi convidado a comentar sobre as dificuldades de produção que afetaram outros fabricantes, como a Volkswagen.

O CEO da Mercedes-Benz disse que a resposta do cliente à família de carros elétricos EQ tem sido "tão extraordinária que estamos fazendo tudo o que podemos para entregar os carros aos clientes o mais rápido possível, mas o fato de que a produção de 2022 já foi alocada quase inteiramente é verdade para nós também".

Il nuovo impianto Mercedes-Benz di Bibb, in Alabama, per la produzione di batterie

Uma nova plataforma AMG

Falando sobre carros elétricos e a transição ecológica, Kallenius disse que a Mercedes-AMG está trabalhando em uma nova plataforma, exclusivamente de emissão zero, que a empresa com sede em Affalterbach apresentará em 19 de maio.

"Estamos no meio do desenvolvimento de uma arquitetura elétrica totalmente dedicada aos carros AMG. Estamos projetando-o do zero e ele chegará ao mercado por volta do final de 2025.

A AMG, com seu novo departamento E Performance, já demonstrou que é capaz de combinar o desempenho e o DNA típico da marca com as características de mobilidade com emissão zero.