A Tata Motors acaba de apresentar o Nexon EV Max, um SUV elétrico compacto dedicado ao mercado indiano que chega como uma versão evoluída do já conhecido Nexon EV. Comparado a isso, o "Max" adota uma bateria maior, um motor mais potente e uma série de melhorias em termos de estética e equipamentos.

O Tata Nexon EV Max, que tem um comprimento de 3,99 metros, é oferecido em dois níveis de acabamento XZ+ e XZ+ Lux, ambos disponíveis com duas opções diferentes para carregamento. Na verdade, você pode escolher entre o básico, com um carregador de 3,3 kW a bordo, ou aquele com um carregador aprimorado de 7,2 kW.

Galeria: Tata Nexon EV Max

Até 437 km de alcance

O Tata Nexon EV Max, como mencionado, adota uma bateria maior que o Nexon EV. Atinge 40,5 kWh de capacidade, enquanto o do Nexon EV para em 30,2 kWh. Por esta razão, o carro tem um peso superior a 100 kg e menor altura do solo. No entanto, poder contar com uma capacidade aumentada em 30%, também traz a autonomia para a faixa de 312 a 437 km.

A nova bateria, para uma carga completa, leva cerca de 16 horas se você usar o carregador de 3,3 kW, enquanto o tempo cai para 6 horas se você optar por um mais potente de 7,2 kWh. Pena que não é compatível com uma carga de corrente direta, o que permitiria ainda menos tempo para a recarga completa.

Tata Nexon EV Máx

O Tata Nexon EV Max também melhora em termos de desempenho. O carro recebeu um novo motor elétrico que graças a uma potência máxima de 143 cv e um torque de 250 Nm (no Nexon EV eram 129 cv e 245 Nm) permite que você acelere de 0 a 100 em menos de 9 segundos.

  • Bateria: 40,5 kWh
  • Carregamento: 3.3 ou 7.2 kW AC
  • Alcance: 437 km
  • Potência máxima: 143 cv
  • Torque máximo: 25,5 kgfm
  • 0-100 km/h: 8,9 segundos

O SUV da Tata Motors também muda por dentro. No interior, você descobre um cockpit mais refinado que inclui a alavanca de câmbio iluminada, o freio de estacionamento eletrônico com função de autohold para assistência de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade de descida, carregamento de indução para telefones celulares, assentos aquecidos e atualizados e programas de condução específicos (Eco, City e Sport).

No SUV indiano, em seguida, vem uma nova frenagem regenerativa que pode ser calibrada em três níveis diferentes, com o último oferecendo um modo de condução de um pedal.