A Volvo Trucks anunciou planos para abrir sua primeira fábrica de montagem de baterias no terceiro trimestre deste ano. Localizada em Ghent, Bélgica, a instalação fornecerá baterias prontas para serem instaladas nos caminhões elétricos pesados da montadora sueca.

Na nova fábrica, as células e módulos da Samsung SDI serão montados em baterias feitas sob medida para a linha elétrica pesada da Volvo Trucks, composta pelos caminhões elétricos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX. A produção da série está prevista para começar no terceiro trimestre de 2022.

"Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção, podemos reduzir o tempo de execução para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo em que aumentamos a circularidade."

Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks

Galeria: Volvo FH Electric

Cada bateria tem capacidade de 90 kWh e o cliente pode optar por ter até seis baterias com uma capacidade de armazenamento combinada de 540 kWh em um caminhão. O número de baterias depende da versão específica e das demandas de capacidade de carga de cada cliente.

De acordo com a Volvo Trucks, as baterias são projetadas para que possam ser remanufaturadas, reformadas e reutilizadas. A própria fábrica é alimentada por energia 100% renovável. 

Colocação da bateria no caminhão elétrico Volvo

Este ano, a fabricante de caminhões iniciará a produção de três veículos pesados totalmente elétricos na Europa e oferecerá um total de seis modelos de caminhões elétricos em todo o mundo, cobrindo desde a distribuição urbana e o manuseio de lixo até as obras regionais de transporte e construção.

"Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de carregamento e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo." Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks

O investimento na fábrica de montagem de baterias na Bélgica faz parte do compromisso da Volvo em eletrificar o transporte de caminhões. Até 2030, a marca sueca pretende que pelo menos 50% de todas as vendas globais de caminhões sejam elétricas; até 2040, a Volvo pretende se tornar uma empresa neutra em carbono.