Ainda camuflado, o futuro BMW XM passa à fase dos testes avançados e se prepara para a estreia. Revelado como conceito no final do ano passado, trata-se do primeiro SUV híbrido plug-in desenvolvido desde o zero pela divisão M e será o maior SUV da marca bávara quando chegar ao mercado. 

E a BMW promete que o desempenho estará à altura das dimensões. Ele será o primeiro híbrido de alto desempenho da marca, como um legítimo BMW M. Seu trem de força será composto por um novo e recém-desenvolvido motor V8, que acoplado a um motor elétrico, terá potência combinada de 659 cv (480 kW) e 81,5 kgfm de torque combinado - a tração nas quatro rodas M xDrive será específica para veículos híbridos.

Galeria: BMW XM - SUV híbrido plug-in

Se por um lado o SUV se beneficiará do acerto dinâmico da linha M e um trem de força híbrido para alto desempenho, por outro terá autonomia de até 80 km no modo elétrico de acordo com o padrão WLTP.

Entre os benefícios estão a distribuição de carga por eixo quase perfeita de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional, que inclui molas e dos amortecedores de controle eletrônico. 

Test drive

Para o test drive nas vias públicas, os engenheiros de desenvolvimento e testes definiram uma rota variada que contempla uma variedade de tipos de pisos, desde arrancadas intermediárias em rodovias até estradas rurais sinuosas e tráfego do anda e para nas áreas urbanas.

Subidas de serra e pistas sinuosas ofereceram o terreno ideal para demonstrar o potencial de condução do sistema M xDrive, incluindo o bloqueio de diferencial controlado eletronicamente na transmissão do eixo traseiro.

O novo BMW XM começará a ser produzido em dezembro deste ano, na fábrica do BMW Group localizada em Spartanburg nos Estados Unidos.

Fonte: BMW